Flor de Cerejeira - Conceito, o que é, Significado

A floração das cerejeiras acontece na primavera assim que seus galhos se enchem de flores, estas que são chamativas e possuem diversas cores e tonalidades, com destaque especial para as flores cor de rosa pálida.

A cerejeira é uma árvore de folha caduca que no inverno apresenta um aspecto seco, no entanto, no início da primavera ela se enche de vida e aparecem as primeiras e ilustres flores de cerejeira, dotadas de um grande colorido e enriquecendo os parques com sua característica cor rosa.

Normalmente, devido a sua beleza, a flor de cerejeira é usada com fins comerciais e decorativos (estando muito presente no mundo da tatuagem graças a sua forte carga simbólica), mas também é portadora de diversas qualidades benéficas para o tratamento de certas doenças do organismo. Neste sentido, é reconhecida especialmente por sua propriedade diurética quando se toma em infusão.

A flor de cerejeira na cultura oriental

Boa parte da importância da flor de cerejeira na cultura oriental irradia para o budismo. Nesta religião, a flor de cerejeira está associada ao caráter passageiro da vida e da beleza, ao mesmo tempo simboliza o renascimento da primavera e a entrada de um novo ciclo de vida.

A flor de cerejeira se encontra especialmente presente no Japão, onde é conhecida pelo termo sakura (sinônimo da árvore de cerejeira).

Na época dos samurais, a flor de cerejeira representava a fragilidade da vida, assim como o sangue por estar associada à vida de sacrifícios desses guerreiros

Durante a Segunda Guerra Mundial, os pilotos de aviões japoneses, chamados de kamikazes, deram uma nova vida às diversas tradições dos samurais, como no caso do sacrifício ritual. Também adotaram boa parte dos seus símbolos, entre os quais a flor de cerejeira teve um papel de destaque por fazer parte do final da guerra. Assim, ela tem alta carga emocional e nacionalista, como também está ligada ao mundo militar.

De qualquer forma, a flor de cerejeira continua sendo um símbolo de inocência, beleza e renascimento na cultura japonesa atual.

Por último, na China este significado difere um pouco da que existe no Japão. Lá a flor de cerejeira está muito relacionada ao sexo feminino, com alta carga sexual e de feminilidade. Este fato faz com que a flor de cerejeira seja considerada como a flor do amor e costuma ser usada para presentear a pessoa amada.

Imagem: iStock. Andrew_Mayovskyy

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: