Flexibilidade - Conceito, o que é, Significado

Flexibilidade

É chamada de flexibilidade à capacidade de oferecer mudanças diante das eventualidades do ambiente externo. Assim, a flexibilidade se refere ao caráter, ao trabalho, ao corpo sólido, muscular, etc. Estas expressões sempre se referem a uma mudança de acordo com as circunstâncias externas e que modificam de alguma forma o elemento flexível.

No caso da flexibilidade de caráter, a qualidade pode referir-se tanto como uma atitude positiva como negativa. Assim, a partir de uma visão negativa, a flexibilidade de caráter envolve volubilidade e incapacidade em manter-se para cumprir seus desejos ou projetos quando as circunstâncias são adversas, tendo como consequência o fracasso. Do ponto de vista positivo, a possibilidade de ser flexível se refere a uma capacidade de adaptação às circunstâncias vividas.

Em relação à flexibilidade trabalhista, a expressão se refere à capacidade das empresas em contratar pessoal quando necessário conforme as condições do negócio e, paralelamente, desfazer-se do mesmo quando não necessário ou as condições de mercado já não são mais favoráveis. Obviamente, existe uma polêmica em torno desta expressão, à medida que se considera um eufemismo para referir à insegurança de trabalho.

A flexibilidade referida a um corpo sólido é uma propriedade física que explica a possibilidade de um corpo ver-se afetado por forças externas. Esta característica corresponde a uma das propriedades dos materiais e pode ser maior ou menor segundo a constituição do material em questão. Dependendo do material, esta propriedade pode mudar de acordo com outras variáveis a considerar, como por exemplo, o calor.

Quanto à flexibilidade muscular, é uma condição dos músculos de poder estender-se até o máximo, sem que isso incite algum tipo de dano. Esta característica é uma condição necessária para uma grande variedade de esportes, artes ou disciplinas que exijam uma dedicação plena do organismo. Assim, por exemplo, nas artes marciais, o alongamento é exigido para a execução correta de determinados golpes; na dança, é necessária para a realização de certos passos; na ginástica, é requerida para uma série de movimentos, etc. No entanto, além da disciplina especifica, a flexibilidade muscular é sempre uma atitude conveniente, à medida que previne a possibilidade de lesões.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: