Fita Métrica - Conceito, o que é, Significado

Fita-MetricaA fita métrica é um instrumento de medição utilizado para calcular a distância. Popularmente recebe outro nome como em alguns países como o Brasil que é conhecida como trena.

A fita métrica é um utensílio muito comum em atividades relacionadas ao desenho industrial, à bricolagem e marcenaria.

Tradicionalmente para medir utilizam-se as conhecidas réguas, mas atualmente costuma-se usar a fita métrica, pois este utensílio é mais prático, cabe em qualquer bolso e pode medir maiores distâncias.

A principal característica da fita métrica consiste na sua incorporação a um material metálico flexível, podendo desenrolar e enrolar-se dentro de um tipo de estojo ou caixinha. Também há um dispositivo que serve para travar e manter fixa a fita quando está sendo utilizada.

A utilização da fita métrica é bem simples

Estica-se a lâmina que se encontra situada dentro do aparelho e em seguida aplica-se sobre a superfície que será medida. A lâmina tem dupla função: ela é esticada e serve como um fixador para permanecer estável a fita.

Normalmente em cada parte da fita aparece um sistema de medição: em uma delas aparece o sistema métrico decimal e a unidade mínima (o milímetro); já a outra mostra a unidade inglesa onde a polegada é a unidade de medida, podendo medir até 1/16 polegadas.

Logicamente, toda fita métrica deve ter as medidas corretas sem nenhum erro

Para calcular sua precisão é feito um processo de calibração, de maneira que a fita metálica é colocada sobre uma régua padrão e assim se comprova a coincidência das marcas estabelecidas.

A fita métrica é um utensílio que tem se aperfeiçoado ao longo do tempo e que nos últimos anos utiliza-se cada vez mais a fita eletrônica do que a fita métrica convencional, por incorporar um sistema de ultrassom e ponteiros a laser.

A fita métrica se baseia em uma unidade: o metro, introduzida como padrão de medida universal no final do século XVIII, na França. O ideal seria que o novo modelo tivesse relação com a medida da Terra, assim, ficou decidida a décima milionésima parte de um quarto do meridiano terrestre.

A convenção universal do metro é expressa através da letra m minúscula e a palavra metro vem do grego metron, que significa medição.

Imagem: iStock. Lise Gagne

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: