Fisioterapia - Conceito, o que é, Significado

A fisioterapia é um seguimento da área de saúde que tem como objetivo melhorar a mesma através de técnicas de manipulação que buscam equilibrar o organismo. Esta disciplina evita o uso de fármacos, tem como foco a cura e enfatiza o uso das mãos como meio para tratar as doenças que afetam os pacientes. Neste sentido, o profissional que se dedica a esta ciência deve conhecer profundamente a anatomia e a fisiologia do corpo humano.

Além das mãos que servem como ferramenta principal, utiliza-se também outros meios complementares tais como infravermelho, eletroestimulação, ataduras, tratamentos térmicos, acupuntura, técnicas de osteopatia, entre outros. Estes procedimentos são aplicados a uma grande variedade de problemas de saúde: de tipo cervical ou lombar, relacionados a uma postura corporal inadequada, à reabilitação funcional motora, a regeneração muscular, dentre outras possibilidades.

A fisioterapia está relacionada à medicina tradicional, especificamente com o processo de reabilitação após um acidente

Faz parte dos tratamentos de saúde ligados ao mundo do trabalho, de forma que a orientação do fisioterapeuta é cada vez mais importante para amenizar certos problemas da atividade de trabalho, uma vez que é mais vantajoso para uma empresa tomar medidas preventivas do que assumir o custo de uma baixa no trabalho.

Essencial no mundo do esporte

Uma das áreas mais presentes da fisioterapia é o esporte, pois a maioria dos esportistas (amador ou profissional) precisa de um profissional qualificado para tratar os problemas associados a sua atividade esportiva: lesões, correção postural, estiramentos musculares, etc.

Como o resto das disciplinas relacionadas à saúde, a fisioterapia apresenta áreas cada vez mais especializadas. Existe uma vertente adaptada aos idosos (a fisioterapia geriátrica), a traumatológica, a fisioterapia pediátrica, respiratória, entre outras. Todas elas possuem algo em comum: o conhecimento de nossa estrutura física como forma de melhorar nossa saúde.

Embora seu reconhecimento acadêmico seja relativamente recente, este ramo da medicina se remonta na antiguidade, onde começou a ser aplicada para sanar algumas enfermidades.

Imagem: iStock. Redrockschool

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: