Fisiocracia - Conceito, o que é, Significado

O século XVIII, na França, é conhecido como Iluminismo ou Século das Luzes, um período de renovação intelectual que afetou todas as esferas do pensamento. Neste contexto histórico surgiu uma nova doutrina intelectual: a fisiocracia.

O termo fisiocracia provém do grego e significa governo da natureza

Os seguidores desta corrente são os fisiocratas, aqueles que defendiam o princípio das leis na natureza, portanto a realidade econômica também se via afetada por elas.

O homem não deve criar suas próprias normas sobre a atividade econômica, mas precisa conhecer as leis naturais e saber usá-las. Partindo deste princípio geral, os fisiocratas acreditavam que o melhor sistema econômico era aquele que o estado não se intrometia na medida do possível. A não intervenção defendida é conhecida pela sua denominação em francês “laissez faire”, que significa deixar fazer, ou seja, não intervir.

Sua posição econômica se contrasta com outra doutrina, o mercantilismo, que estava a favor do controle do estado sobre a realidade econômica, por exemplo, através do monopólio em certas atividades.

A fisiocracia como doutrina principalmente econômica exercia um papel único na agricultura, a de autêntica geradora de riqueza

Não valorizava positivamente o comércio e a indústria porque ambas as atividades apenas distribuía a riqueza, por outro lado, deve-se ter em conta que naquele momento não havia começado ainda a Revolução Industrial, portanto os fisiocratas ignoravam o potencial da industrialização e do comércio em grande escala. O valor outorgado à agricultura como eixo da atividade econômica tinha relação com o ideal de homem vinculado a terra e à natureza (uma ideia colocada em moda na França pela influência do filósofo Rousseau).

A fisiocracia expressa grande otimismo no ser humano e a ideia de progresso

Considera-se que é um precedente histórico do liberalismo e do neoliberalismo, já que ambas as abordagens defendem a mínima intervenção estatal, protegem a propriedade privada e exaltam a liberdade individual.

Do ponto de vista histórico, a fisiocracia foi uma das primeiras escolas de pensamento entendida pela economia como uma ciência. Muitos dos temas atuais que fazem parte da economia provêm dos defensores desta doutrina, especialmente de François Quesnay, principal figura intelectual entre os fisiocratas.

Imagem: iStock. tzahiV

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: