Figura Retórica - Conceito, o que é, Significado

Figura-RetoricaA linguagem nos permite uma expressão com efetividade. Quando queremos que a comunicação venha acompanhada de algum elemento complementar, temos a nossa disposição uma ferramenta muito importante: a retórica. A figura retórica é um recurso da linguagem que permite comunicar algo mais do que uma simples mensagem, pois seu objetivo é criar a beleza através das palavras, sugerir ideias e definitivamente brincar com a linguagem. Na maioria das vezes, as figuras retóricas são utilizadas para persuadir.

As figuras retóricas são empregadas na linguagem literária em qualquer um dos seus gêneros, mas também são usadas no mundo jornalístico, na publicidade e na comunicação cotidiana.

As principais figuras retóricas

A metáfora é uma linguagem que consiste identificar algo real com algum elemento imaginário através de uma semelhança, por exemplo, o tambor do seu coração; seus olhos de fogo; seus lábios de seda, etc.

A semelhança estabelece uma comparação entre dois termos, por exemplo, ele é frio como um mármore; dorme como um bebê; forte como aço, etc.

A metonímia consiste em nomear um elemento através de outro, por exemplo, comeu três pratos; jurou lutar por sua bandeira; comprou um Dalí.

A hipérbole é um recurso que pretende exagerar uma mensagem, por exemplo, comeria um boi; dói a alma; todo mundo sabe.

A sinédoque se caracteriza por designar uma parte de algo como se fosse uma totalidade, por exemplo, tem doze primaveras; ganha o pão com muito esforço; tem muitas bocas para alimentar.

O paradoxo expressa uma aparente contradição entre dois termos, mas que no fundo comunicam uma ideia com sentido, por exemplo, vivo sem viver em mim; proibido proibir; só sei que nada sei.

A antítese apresenta dois conceitos opostos, por exemplo, como os ilustres versos de Ruben Dario “quando quero chorar não choro, mas às vezes choro sem querer”.

Publicidade e figuras retóricas

Os anúncios publicitários precisam transmitir uma mensagem sugestiva aos possíveis consumidores em muito pouco tempo. Por isso, a publicidade busca uma linguagem expressiva que chame a atenção. Para conseguir esta finalidade, os criadores publicitários não ignoram as figuras retóricas como sendo ferramentas de linguagem com grande potencial. Por outro lado, em um anúncio publicitário é possível combinar uma figura retórica com uma imagem que reforce o efeito das palavras.

Foto: iStock, choja

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: