Fertilização - Conceito, o que é, Significado

FertilizacaoDenomina-se fertilização ao processo em que se inicia a reprodução sexual dos seres vivos. Ela começa com a conjunção de duas células, cada uma com sua parte de informação genética. Assim, elas se unem uma à outra e iniciam uma troca química que culmina com a formação de um único DNA no núcleo de uma nova célula que funciona como uma espécie de síntese genética das anteriores. Esta nova informação se encontra em um núcleo e é decisiva no desenvolvimento do novo organismo. A fertilização é um processo associado especialmente aos seres vivos que apresentam uma reprodução sexual, de modo que é necessária a contribuição das duas partes para que isso ocorra. Assim, cada parte, a feminina e a masculina dispõem da contribuição de uma célula que por si só seriam incapazes de gerar um novo organismo.

O processo de fertilização pode ser interno ou externo, dependendo do organismo em questão. Assim, por exemplo, nos mamíferos é efetuado de modo interno, enquanto que nos peixes de modo exterior. Nas plantas também acontece o processo de fertilização descrito, com exceção de que algumas espécies produzem gametas ou células necessárias para que o processo inicie e termine, isto é, contribuem tanto no masculino como no feminino.

No caso específico dos seres humanos, a fertilização é realizada quando o gameta masculino chamado espermatozoide se une ao gameta feminino chamado óvulo. Assim, o espermatozoide é atraído para o óvulo por várias circunstâncias químicas que o óvulo gera e une sua membrana em contrapartida. Neste ponto, são unidos os núcleos de ambas as células e começa a unificação do material genético. Após isso, a nova célula se divide e forma um conjunto de células que se desprende até o útero, onde é aderido para continuar seu desenvolvimento até o momento do parto.

Nos últimos anos, várias práticas foram desenvolvidas para tentar solucionar o problema de infertilidade dos casais que desejam ter filhos. Neste caso, a fertilização é feita de modo artificial, onde uma célula mãe é implantada no útero. Este tipo de procedimento tem sido questionado do ponto de vista ético por manipular a vida humana. Desta forma, vários debates são realizados e a questão continua em aberto.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: