Feminicídio - Conceito, o que é, Significado

FeminicidioO feminicídio, em seu significado mais comum, pode ser definido como o homicídio de uma mulher por motivo de perseguição ao seu sexo.

Entretanto, vários grupos feministas consideram esta definição como incompleta, pois, perante o seu critério, o feminicídio não compreende apenas os homicídios, mas sim todo um conjunto de violações relacionado aos direitos humanos das mulheres por razão do seu gênero. Desta forma, o feminicídio inclui também os maus-tratos, os estupros e a exploração sexual.

O conceito feminicídio teve sua origem no termo anglo-saxão feminicide, usado durante várias décadas e que não acrescentou em nada no conceito que conhecemos até hoje, principalmente durante os anos 90 do século passado graças aos autores Jill Radford e Diana Russell. Feminicide foi adaptado ao português e ao espanhol como feminicídio pela ativista Marcela Lagarde.

Características do feminicídio

O feminicídio não possui as mesmas características em todos os países, sendo que cada sociedade manifesta uma série de particularidades que se caracteriza frente aos demais. De acordo com os números, mais da metade dos assassinatos cometidos a cada ano por razões de gênero de modo mundial acontecem dentro da relação marido x mulher ou diante da figura do ex.

Por outro lado, muitos destes feminicídios não estão presentes apenas com o machismo como causa principal, em certas ocasiões, o motivo principal é a misoginia. Sobretudo, em todos os casos que o agressor é um estranho e atua sem provocação aparente, assim como não comete agressão sexual, pode-se afirmar que a misoginia é o fator mais frequente.

Trata-se de um sentimento de ódio tão forte contra as mulheres que pode conduzir a um assassinato cujo objetivo é eliminar qualquer indivíduo desse gênero

Porém estes não são os únicos feminicídios cometidos, uma vez que as estatísticas oficiais não incluem os crimes cometidos por pais, filhos ou por clientes da prostituição, assim como pelos cafetões. Por isso é importante observar melhor estes feminicídios, já que muitos crimes deste gênero tendem a passar por despercebidos.

Neste caso, a não utilização da categoria feminicídio leva ao desconhecimento das principais características deste tipo de crime, uma vez que todos os tipos de violência contra as mulheres terminam em assassinato, como mostram as fontes oficiais.

Imagem: iStock. stock_colors

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: