Feira - Conceito, o que é, Significado

A feira é um acontecimento organizado normalmente de forma periódica e que se encontra relacionado a determinado setor econômico.

O conceito feira teve sua origem na Idade Média, quando os comerciantes se reuniam em um lugar para vender seus produtos. Esta prática evoluiu com o passar do tempo e atualmente se encontra generalizada em todo o planeta.

Embora cada feira tenha um conteúdo específico (dedicada ao livro, ao automóvel ou ao gado) e suas próprias peculiaridades, é possível falar de algumas características comuns e gerais. As feiras geralmente apresentam as novidades e as tendências de um setor, desta maneira, os visitantes sabem que vão encontrar propostas inovadoras.

Há um claro sentido comercial e publicitário, de tal forma que as feiras apostam em vitrines para divulgar seu produto ou serviço

Durante o período da feira, os profissionais desse setor têm a oportunidade de trocar ideias e conhecer sua concorrência. Outro aspecto importante destes eventos é sua repercussão social, pois neles são reunidos consumidores, profissionais, turistas e curiosos. A maioria das feiras acontece em um local próprio para o evento e realiza várias atividades para estimular o evento principal.

Em um sentido geral, a feira faz parte de uma estratégia comercial de determinado setor que, na verdade, não deixa de ser uma exposição da própria realidade.

Diversos modelos e propostas

Há feiras de caráter local e relacionadas à economia de uma área, por exemplo, uma feira de máquinas agrícolas realiza seu evento em um local destinado à agricultura. No caso de um município turístico, a feira é organizada com produtos dirigidos aos turistas. Algumas delas têm projeção internacional, de forma que tudo aquilo que se expõe ou se vende tem uma dimensão global. Em certos casos, estes eventos servem como a reivindicação turística de uma cidade.

O conceito feira apresenta também outras possibilidades

Os eventos lúdicos e festivos voltados ao público infantil. Nestas feiras há uma ampla gama de atrações mecânicas e todo tipo de diversão. A maioria é composta de ambulantes e essas pessoas são conhecidas como feirantes, uma atividade caracterizada pelo nomadismo, já que as feiras se deslocam de cidade para cidade.

Por último, há também as feiras de caráter tradicional, cultural e festivo, voltadas ao público em geral, como mostra a Feira de Abril de Sevilha.

Imagem: iStock. AleksandarNakic

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: