Fax - Conceito, o que é, Significado

FaxDenomina-se fax ao envio de um documento ou imagem através de uma linha telefônica. Por consequência, o dispositivo utilizado para este processo recebe o mesmo nome e consiste em um telefone e uma espécie de copiadora. O fax foi uma invenção de grande importância durante um longo período de tempo, à medida que possibilitou o compartilhamento de documentos a grandes distâncias. No entanto, com o tempo, deixou de ser utilizado por causa das novas invenções na área das telecomunicações.

A máquina de fax contém um recipiente onde se colocam as folhas de papel. Elas costumam ter uma textura especial, diferente das encontradas habitualmente em outros meios. Através das folhas, as imagens são impressas e transmitidas a partir de uma linha telefônica específica. Da primeira vez, as imagens não eram coloridas e a qualidade não era boa. No entanto, com o tempo, esta circunstância foi melhorando e outras variantes foram adicionadas com maior definição e a adição de cores. Do outro lado da linha, uma pessoa introduz o documento e ele é registrado por uma espécie de escâner, que digitaliza a imagem e envia sob os impulsos da linha telefônica.

Diante disso, pode-se ter uma ideia da grande inovação que o fax significou há algumas décadas. Na verdade, muitos trabalhos de diferentes categorias precisavam transmitir informação de um lugar para o outro a uma velocidade relativamente alta. O fax proporcionou a solução deste problema, permitindo a troca de documentos de maneira simples e em um curto período de tempo. Com o passar do tempo e o aumento da qualidade de imagens, o valor do dispositivo passou a ser maior.

Atualmente, o fax deixou de ser um produto importante para a troca de documentos. O desenvolvimento da internet garantiu um meio muito mais eficiente para este panorama com o mesmo objetivo. Assim, os documentos podem ser compartilhados por e-mail (após serem escaneados) de uma maneira mais fácil, geralmente com um custo menor e impressos se necessários. Sem dúvida, com o tempo, o uso do fax ficará cada vez mais esquecido, sendo configurado como uma relíquia do passado que teve grande importância para a época.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: