Fatalidade - Conceito, o que é, Significado

O conceito fatalidade pode ser entendido na medida em que são analisados seus diversos significados. A palavra fatalidade se refere a uma circunstância especialmente infeliz, mas que também se refere ao destino.

A fatalidade entendida como desgraça

Certos acontecimentos têm um caráter negativo inesperado, uma vez que não são previstos e suas possibilidades são remotas. Assim, um acidente de trânsito ou o diagnóstico de uma doença grave são circunstâncias que ninguém espera e quando ocorrem são considerados acontecimentos fatais. A fatalidade de um acontecimento está baseada precisamente na sua imprevisibilidade.

Quando dizemos que algo é uma fatalidade, indicamos várias circunstâncias:

1) é algo muito negativo e que normalmente está associado ao sofrimento;

2) é algo que poderia não ter ocorrido, mas que infelizmente aconteceu;

3) trata-se de um acontecimento que tentamos dar uma explicação mesmo que aparentemente não tenha.

Estas três características de acontecimentos fatais são aplicadas às grandes catástrofes naturais, aos ataques terroristas ou aos infortúnios pessoais. Quando uma situação como essa acontece pode provocar um profundo impacto emocional, são analisadas as possibilidades relativas aos fatos e o que se busca é uma causa final para explicar o ocorrido.

A fatalidade entendida como destino

A maioria dos acontecimentos tem uma explicação convincente. Desta maneira, os objetos caem no chão por causa da atuação da gravidade e um estudante é aprovado num exame porque previamente tem estudado muito. No entanto, existem acontecimentos que não têm uma explicação clara. Em outras palavras, há questões que não têm resposta. Apesar de não haver uma resposta inicial, o ser humano é capaz de encontrar uma explicação: a fatalidade do destino.

A ideia de que existe um destino significa que os acontecimentos não são simples casualidades ou acidentes, mas há uma força ou poder superior que define o rumo do que ocorre. Esta força ou poder é conhecido como destino.

Desta maneira, o conceito fatalidade do destino se refere aos acontecimentos infelizes, pois estão "escritos" em algum lugar e ocorrem porque cumpriram como o plano previsto. Naturalmente, a crença da fatalidade do destino é algo improvável. Na verdade, há pessoas que rejeitam o conceito fatalidade do destino e argumentam que o único destino é aquele que escrevemos nós mesmos.

Imagem: Fotolia. Andrey Popov

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: