Fair Play - Conceito, o que é, Significado

Fair-PlayDa mesma maneira que acontece em muitos contextos da comunicação, o idioma inglês se encontra muito presente em nossa linguagem. Neste caso, há uma explicação lógica, pois o conceito fair play (que pode ser traduzido como jogo limpo) é usado na área do esporte e empregado pelos britânicos que inventaram a maioria dos esportes atuais como golf, futebol, rugby, criquet, badminton, etc.

Por que se utiliza expressão fair play?

Toda vez que realizamos uma atividade ou praticamos um esporte qualquer há uma finalidade em dobro: jogar bem e se possível ganhar. O desejo de vencer é comum em qualquer esporte. Porém, não se trata de vencer a qualquer preço ou qualquer maneira, é importante fazer de forma limpa e sem trapaças, ou seja, praticando o fair play.

Em qualquer esporte há um regulamento que deve ser respeitado, mas todos sabem que em certas ocasiões existe sempre um tipo de trapaça para conseguir a vitória (enganar o árbitro, fazer hora durante o jogo quando estiver ganhando ou provocar o contrário). Em cada esporte há uma série estratégias que se encontram no limite do que é permitido e proibido. Para muitos, algumas destas estratégias são legais e perfeitamente válidas (fazem parte do jogo).

Entretanto, para outros, estes truques são inaceitáveis porque são contrários ao espírito que deve predominar em qualquer competição, ou seja, o respeito ao adversário, ao árbitro e ao público. Esta atitude de respeitar e evitar em todo momento qualquer tipo de manipulação é o elemento fundamental do fair play.

Duas abordagens esportivas

Quando se usa a expressão fair play temos a ideia de: nem tudo vale para ganhar. Em outras palavras, quando a vitória é conseguida através do jogo sujo é uma vitória vergonhosa e desonrosa.

Fair play e jogo sujo são duas abordagens opostas. O primeiro caso é próprio dos países anglo-saxônicos, dos quais também fazem trapaças, mas que culturalmente não são bem aceitos. No caso do futebol inglês é comum os atacantes caírem na área para o árbitro apitar pênalti, assim como também acontece no futebol espanhol, italiano e argentino.

O fair play dos anglo-saxônicos está ligado à figura de um gentleman, ou seja, de um cavalheiro que pratica o esporte com determinada nobreza. Em contrapartida, o jogo sujo faz parte de uma mentalidade e de uma maneira de idealizar o esporte. Os defensores do jogo sujo não falam de maneira direta que preferem a trapaça embora pratiquem, pois se trata de algo mais indireto e sutil. Em outros termos, o jogo sujo é mais uma questão de atitude do que de palavras. Em todo caso, o jogo sujo é uma forma de parar a competição e quebrar a igualdade de jogo do adversário.

Imagem: iStock. PJPhoto69

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: