Facebook - Conceito, o que é, Significado

FacebookVamos imaginar um local em que as pessoas trocam ideias e preocupações, mostram suas fotos e vídeos, assim como realizam todo tipo de atividade desde combinar um compromisso até organizar um evento. Pois bem, este lugar é o Facebook, trata-se de uma página da web na qual seus usuários registrados trocam informações pessoais e uma série de conteúdos. Através do Facebook pode ser criada uma comunidade de amigos e conhecidos de maneira virtual. Deve-se ressaltar que esta plataforma é uma versão das diversas redes sociais que fazem parte da internet.

O Facebook é um serviço gratuito na qual seus usuários administram o próprio espaço pessoal através da sua página de início. No facebook é possível escrever uma nota para parabenizar um amigo pelo seu aniversário, postar a imagem de uma festa, criar um álbum fotográfico, expressar o que gosta aos outros usuários, enfim, tudo aquilo que parece oportuno e queremos compartilhar com nossos amigos na rede. Com o facebook também é possível conhecer gente nova de qualquer país do mundo ou atrair clientes com fins comerciais. Todas as possibilidades oferecidas servem como uma ferramenta revolucionária. Atualmente tem superado um milhão de usuários em todo o planeta.

Suas origens

Esta rede social foi criada no final do ano de 2003, na cidade de Boston, no estado de Masachusets (EUA), mais particularmente na Universidade de Harward. Seu criador foi Mark Zuckerberg que contava na época com apenas 20 anos de idade. Zuckerberg e outros companheiros com ideias parecidas pensaram em um local na web que permitisse os universitários a compartilhar informações. Porém, Zuckerberg se desvinculou do projeto inicial e no início de 2004 registrou o domínio do Facebook junto com outros colaboradores e, em pouco tempo, sua rede social se tornou popular entre os estudantes de Harward. Deve-se destacar que o nome Facebook se deve ao anuário dos universitários norte-americanos que mostrava o rosto de cada estudante, por isso essa denominação.

Três meses depois do seu lançamento em Harward, o Facebook já estava disponível em mais de 30 universidades dos EUA. Esta rápida expansão se tornou necessária para que se fizesse um investimento no projeto, da qual contou com o apoio financeiro de Peter Thiel, o fundador do Paypal. Durante os anos seguintes, seu fundador teve que enfrentar uma série de problemas legais em relação à titularidade do projeto. Zuckerberg passou por várias ações judiciais e em algumas delas se viu obrigado a pagar uma grande indenização.

Dados significativos

Atualmente, o Facebook é a rede social com mais usuários do mundo. O número de usuários que utilizam o Facebook pelo celular é o dobro dos que utilizam através do computador (PC). O Facebook se encontra disponível em mais de 70 idiomas, seu valor de mercado supera os 80.000 milhões de dólares e seu usuário o utiliza em média quase 1 hora por dia. Se o Facebook fosse uma nação, ele seria a terceira mais populosa de todo o planeta.

Imagem: iStock, hocus-focus

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: