Escala - Conceito, o que é, Significado

EscalaA escala é uma série formada por elementos da mesma espécie dais quais se apresentam classificadas de forma gradual e de acordo com determinada característica.

Há muitas escalas: a escala Richter (que mede a intensidade dos terremotos), a escala cromática, a escala de Barthel (utilizada para medir o grau de incapacidade de uma pessoa), a escala de valores, entre outras.

Dentro dos seus significados mais habituais, o termo escala também se refere a uma escada de mão de obra ou a parada na metade de um trajeto ou de uma viagem.

Escala musical

Dentro dos diferentes tipos de escala existentes, a musical pode ser uma das mais conhecidas pelo mundo. Neste caso, o que se classifica de forma gradual é o conjunto de sons que compõem as notas musicas. Estas podem ser tanto de forma ascendente partindo da mais grave até alcançar as mais agudas ou descendentes.

Mas o que muitas pessoas não sabem é que não há apenas uma escala musical e, pelo contrário, há uma grande variedade delas. Esta confusão se deve principalmente porque no mundo ocidental a escala diatônica é mais conhecida e identificada de forma automática com o termo escala musical. Esta escala é composta de 8 sons, as denominadas oitavas, que seguem a sequência: do _ re _mi _fa _sol _la _si _ do.

Outro exemplo do uso do termo escala musical é a escala pentatônica, cuja simplicidade contém apenas cinco notas musicais e as tornam mais utilizadas pelos músicos de blues, rock e heavy metal.

Escala em desenho

A representação de objetos em tamanho real não é possível quando são muito grandes ou muito pequenos. No primeiro caso falta o trabalho em formatos por ser pouco manuseáveis, enquanto que no segundo caso se perde a claridade da captura dos detalhes.

Este problema se resolve através da escala: ampliações ou reduções de um objeto original a fim de refletir claramente em um desenho. Desta maneira, a escala em desenho pode ser definida como a relação que há entre as medidas da ilustração e as medidas reais do objeto.

Entre os diversos tipos de escala existentes num desenho vale destacar a natural, a ampliação e a redução.

Imagem: iStock. deimagine

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: