Escala de Valores - Conceito, o que é, Significado

escala-de-valoresToda pessoa tem uma escala de valores concreta e determinada, ou seja, um filtro para interpretar a realidade através de uma perspectiva moral. Os valores servem para diferenciar o bem e o mal, ou seja, são normas que nos ajudam a diferenciar o que é correto do que não é. Os valores são adquiridos durante a infância através da educação que se recebe no lar e na escola. No entanto, com o processo de maturidade, qualquer pessoa pode agregar novos valores através de sua experiência e do seu ponto de vista. Da mesma forma, uma pessoa também pode mudar de opinião em relação aos valores porque a vida também adiciona novas crenças.

Como o próprio nome indica uma escalada de valores mostra a hierarquia de ideias de uma pessoa. Há valores que são mais prioritários e urgentes do que outros. Quando uma pessoa age contra um importante valor pessoal, ela se sente mal consigo mesma porque vai contra sua verdadeira essência. Este erro é bem humano porque as pessoas têm muitas contradições internas. Por exemplo, podemos pensar em uma coisa e fazer o contrário.

Uma das premissas básicas para ter um alto nível de felicidade é ser fiel a essa escala de valores. Ou seja, ser honesto consigo mesmo e coerente com a forma de pensar. Há pessoas que podem ir contra o que pensam e serem influenciadas pelo poder do grupo. Uma coisa que acontece com frequência na adolescência é quando a opinião do grupo condiciona o jovem.

A sociedade de hoje está marcada de certa forma pelo relativismo ético, ou seja, pelo "vale tudo". O bem pode ser interpretado a partir do ponto de vista "aquilo que é bom para mim" dentro do contexto de uma sociedade individualista.

Os valores são imateriais, não são vistos e percebidos da mesma forma que os objetos materiais. No entanto, eles são uma realidade fundamental da consciência humana. Por isso, é muito importante que cada pessoa seja fiel aos seus princípios. Vale ressaltar que toda pessoa tem uma escala de valores concreta até mesmo dentro da própria família. As escalas de valores não coincidem como um quebra-cabeça em seus relacionamentos. Entretanto, é realmente verdadeiro que nos sentimos mais próximos daqueles que têm uma ética semelhante à nossa.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: