Esboço - Conceito, o que é, Significado

EsbocoO esboço é um esquema básico e simples que serve como fundamento inicial para desenvolver algo posterior.

O esboço é o primeiro elemento concreto de um projeto. Pode ser um desenho simples, dados em geral, um esquema, palavras ou símbolos registrados em algum suporte para servir como guia de orientação.

Como regra geral, um esboço é feito de lápis e papel

Ambos os elementos são empregados de maneira informal, onde é comum fazer rabiscos e correções no que já foi registrado. Neste sentido, o esboço é usado como sinônimo de rascunho, pois os dois termos expressam algo inacabado e provisório.

O conceito esboço está associado ao desenho, uma vez que normalmente toda obra ou composição artística é elaborada em sua fase inicial de maneira esquemática. O esboço artístico apresenta um desenho simples sem detalhes e com traços gerais que mais adiante são corrigidos e arrumados. Muitas vezes, este tipo de desenho é uma prova que não pretende ser definitivo.

O desenhista especializado em criações deste tipo é chamado de projetista, profissional valorizado em várias disciplinas como publicidade, gráfica, entre outras atividades

A polícia usa o serviço deste profissional, chamado de caricaturista também, para desenhar os traços físicos pertencentes aos possíveis criminosos através da descrição das vítimas ou de supostas testemunhas.

Existem esboços com todo tipo de manifestação artística

Para que um vestido seja uma realidade, o mesmo deve ser desenhado e esboçado previamente. Este procedimento artístico é aplicado em outras formas de expressão: na escultura, arquitetura, pintura e obviamente em qualquer uma de suas versões ou gêneros (grafite, muralismo, quadrinhos, etc.). Por outro lado, quando uma pessoa deseja decorar ou reformar sua casa, ela precisa fazer um esboço da mesma para poder registrar suas ideias.

Como esquema básico de um projeto, o conceito esboço pode ser aplicado também a outras atividades: como script radiofônico ou cinematográfico, novela, etc. Nestes casos, o profissional que faz o esboço costuma utilizar algumas frases ou palavras significativas. Em certas ocasiões, a palavra e o desenho podem combinar entre si, onde são bastante comuns os preparativos para uma peça de teatro. São desenhados os vestidos de época para os personagens e essas ideias são escritas num papel.

Imagem: iStock. vgajic

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: