Eras Geológicas - Conceito, o que é, Significado

São conhecidas como eras geológicas as diferentes épocas que se divide a escala de tempo geológica. Trata-se de determinados períodos de tempo que compreendem milhares de anos cuja classificação se baseia em diversos fatores, de forma que seja mais fácil o estudo e a compreensão das mudanças biológicas e geológicas, inclusive por afligir a Terra ao longo de sua história.

Pré-cambriana

Trata-se da era geológica mais antiga e sua duração se estendeu de tal forma até superar os 4 milhões de anos

Foi em algum momento dessa época que a crosta terrestre começou a dividir-se em continentes e oceanos, assim como pode povoar grandes grupos de algas aeróbias e bactérias. Além disso, surgiram as placas tectônicas que levariam à deriva os continentes.

Alguns cientistas opinam que essas primeiras formas de vida marinha foram as responsáveis pela geração do oxigênio, servindo como ponto de partida para a evolução das criaturas marinhas e já completamente dependentes.

Paleozoica

Esta era geológica iniciou aproximadamente há 750 milhões de anos, terminando 500 milhões de anos mais tarde

No início da era paleozoica os continentes se situavam ao sul do Equador e começaram a dividir-se em pedaços menores, assim, seriam afetados pelas geleiras.

Em relação à vida animal, esta era se caracterizou pelo surgimento de moluscos e peixes, sobretudo porque começaram a deixar o mar e entrar terra adentro, dando lugar aos primeiros anfíbios e repteis.

Mesozoica

Como resultado da evolução desses animais que experimentaram a era paleozoica surgiu outra época, a Mesozoica, conhecida como a era dos dinossauros, que estendeu seu reinado por quase 180 milhões de anos. Além disso, surgiram também as primeiras espécies de aves e mamíferos, tornando esta era geológica a mais importante para o estudo da paleontologia.

Por outro lado, a deriva continental levou à ruptura definitiva do Pangeia, primeiro continente que se fragmentou e formou outros menores. Assim a América do Norte se desprendeu da África, enquanto a Índia e a América do Sul fizeram o mesmo com a Antártica.

Cenozoica

A última era geológica teve início apenas há 65 milhões de anos e se estende até os dias de hoje

Por sua vez pode ser dividida em dois grandes períodos: o terciário e o quaternário. Ao longo dessa época houve a última grande glaciação, os continentes foram adotando sua forma atual, emergindo as grandes cadeias montanhosas e mesmo com a extinção dos dinossauros fez com que prevalecessem os mamíferos.

Imagem: iStock. LuFeeTheBear

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: