Era Mesozoica - Conceito, o que é, Significado

Quando o tempo é entendido em um longo período emprega-se a palavra era. É o que acontece com as etapas geológicas da Terra, conhecidas como eras geológicas. A geologia é a ciência que estabelece a cronologia da Terra e para isso se baseia na interpretação das camadas. Esta cronologia divide o tempo épocas, períodos, eras e fases. Vamos focar nas eras, é possível falar de quatro eras geológicas: Pré-cambriana, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica.

Durante as duas etapas anteriores à Mesozoica, a Terra era formada por um só continente (Pangea), assim, após um esfriamento na crosta terrestre, começou a formar os mares e surgiram os primeiros seres vivos unicelulares, posteriormente os primeiros répteis, insetos, peixes e anfíbios mais primários.

Períodos e particularidade da era Mesozoica

Os geólogos dividem a era Mesozoica ou secundária em três grandes períodos: Triásico, Jurássico e Cretáceo. Em relação aos aspectos mais característicos, os mais destacados são os seguintes:

- A divisão de Pangea evoluiu em várias formas continentais e ocorreram frequentes erupções vulcânicas;

- A temperatura da Terra se estabiliza e isso provoca o surgimento de uma nova vegetação de maneira generalizada;

- Há um grande desenvolvimento biológico em geral e aparecem os primeiros mamíferos e aves. A flora se destaca por sua exuberância e diversidade;

- O elemento mais particular desta era é o surgimento, desenvolvimento e posterior extinção dos dinossauros.

A polêmica da extinção dos dinossauros

Não há uma teoria definitiva sobre qual foi o motivo de sua extinção ao final da era Mesozoica. Na verdade, são observadas duas explicações possíveis:

1) O impacto de algum asteroide sobre a Terra que provocou uma mudança climática generalizada e isso trouxe consequências para a alimentação básica dos dinossauros;

2) Uma fase de grandes erupções vulcânicas que foi debilitando a capacidade reprodutiva dos dinossauros.

Em qualquer das duas hipóteses, os dinossauros não se adaptaram às novas condições biológicas. Existem outras explicações sobre este fenômeno, mas com menos reconhecimento na comunidade científica: plantas venosas que envenenaram massivamente os dinossauros, alguma mudança hormonal em seu organismo ou a propagação de um vírus que os exterminou de vez.

Imagem: Fotolia. sushkonastya

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: