Epigrama - Conceito, o que é, Significado

A linguagem poética apresenta uma ampla variedade de composições, tais como a ode, o soneto, o romance, a égloga, entre outras. Cada uma destes poemas tem sua própria versificação e características. A epigrama é uma forma de poesia que se baseia por sua pequena dimensão e concisão, assim como por sua perspicácia.

Em relação ao vocábulo epigrama, o mesmo provém do grego e etimologicamente vem do prefixo epi (sobre) e graphein (gravação ou escrita). Desta maneira, a epigrama não é mais do que um breve e simples poema inscrito em algum suporte material, normalmente ao pé de uma estátua, lápide ou monumento.

As epigramas na história da literatura

Foram os poetas gregos do mundo antigo que iniciaram a tradição de escrever epigramas e o faziam para proclamar as qualidades de personagens ilustres, para honrar os defuntos ou para comemorar um acontecimento histórico. Em relação ao conteúdo, normalmente se comunicava uma mensagem honrosa, mas também se recorria à sátira ou à ironia.

Os romanos continuaram com esta tradição e posteriormente as epigramas fizeram parte da literatura universal, embora a inscrição em pedra originária se projetasse gradativamente ao papel. Na história da literatura espanhola podemos encontrar variantes de epigramas nas canções dos trovadores medievais, na poesia trovadoresca, na tradição oral e popular ou na poesia do Século de Ouro.

Do ponto de vista da crítica literária, a epigrama tem sido valorizada como uma forma de poesia de menor entidade, especialmente em relação ao soneto, a ode ou a elegia. Por ser um poema curto e de aparente simplicidade, a epigrama tem sido chamada em certas ocasiões de gênero menor da poesia.

Os epitáfios, uma modalidade de epigramas

O epitáfio é uma maneira de entender a epigrama e não é por acaso que ambos os termos compartem o prefixo epi. O epitáfio faz parte de uma pequena escritura sobre a lápide de uma pessoa. É uma espécie de homenagem póstuma e muitos epitáfios têm uma dimensão poética indiscutível. Por este motivo, o epitáfio é considerado um gênero poético. No epitáfio convencional, costuma-se escrever uma informação sobre o falecido, mas a partir do Renascimento teve início uma nova tradição, o epitáfio literário.

Outras pequenas composições da literatura

Do ponto de vista da literatura universal, a epigrama é uma das composições mais curtas. Assim, deve-se recordar que na tradição japonesa existem os haikus, na Bíblia os salmos e na atualidade há um grande prestígio em relação aos minirrelatos e aos contos ultracurtos. A lista com estas pequenas propostas literárias continuam com a gregueria, o apotegma, o nonsense e o aforismo.

Imagem: Fotolia - Mi.Ti.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: