Entalpia - Conceito, o que é, Significado

EntalpiaA entalpia é um conceito ligado à termodinâmica que serve para nomear a quantidade de energia que contém cada substância. Não há uma maneira de determinar o valor da entalpia de uma substância qualquer, normalmente, trabalha-se com o conceito de variação da entalpia nas reações e nas trocas de estado físico. O valor desta troca se deve à diferença entre a entalpia dos produtos e dos reagentes.

Tipos de entalpia

Do mesmo modo que existem diferentes tipos de reações químicas e mudança de estado físico, também há vários tipos de entalpia. A partir disso podemos diferenciar os seguintes:

Entalpia de mudança de estado físico: como seu próprio nome diz, faz referência a quantidade de energia necessária para que um mol de substância, a pressão e a temperatura constante mude de estado físico. Dentro deste tipo de entalpia se encontram vários subtipos:

Entalpia de vaporização: energia que precisa ser consumida para vaporizar (passar do estado líquido para o gasoso) um mol de substância. Como a energia absorvida está em forma de calor, trata-se de um processo endotérmico e o valor da entalpia sempre será positivo.

Entalpia de fusão: energia necessária para conseguir que um mol de substância passe do estado sólido para o líquido. Neste caso, como no anterior, trata-se de um processo endotérmico, pois a entalpia terá valor positivo em todos os casos.

Entalpia de combustão: é a energia liberada durante a combustão completa de um mol de substância à pressão e de temperatura constante. Este tipo de reação que libera energia em forma de calor se trata de uma reação exotérmica e a variação da entalpia se torna negativa.

Entalpia de solidificação: quantidade de energia que precisa ser liberada para que um mol de substância, a temperatura e a pressão constante passe do estado líquido para o sólido. Este também se trata de um processo exotérmico e o valor da entalpia é negativo.

Entalpia de formação: é o calor liberado ou absorvido na formação de um mol de substância a partir dos seus elementos correspondentes, dos quais são substâncias simples, com pressão e temperatura constante e de entalpia igual ao zero.

Entalpia de dissolução: é a soma de entalpia reticular (absorve energia) e da entalpia de hidratação (libera energia). Ocorre quando se dissolve uma solução em água produzindo uma dissolução. Se o valor da variação dessa dissolução for negativo, então o processo é exotérmico; já se o valor for positivo, então é uma dissolução endotérmica.

Imagem: iStock. Pobytov

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: