Engenharia Têxtil - Conceito, o que é, Significado

Engenharia-TextilA engenharia têxtil é responsável pela transformação industrial de diferentes fibras transformadas em um determinado tecido (lã, algodão ou poliéster) destinado a um uso especifico, como uma roupa, tecidos para casa ou para uso industrial.

O trabalho do engenheiro têxtil é dirigido a indústria têxtil, no qual inclui a roupa e suas diferentes maneiras, roupa de casa ou uniformes de proteção para situações especiais (bombeiros), capas para automóveis ou para aviões.

Temos em mente que a indústria têxtil volta à pré-história da humanidade quando o ser humano começou a cobrir-se com pele e posteriormente com fibra.

Do ponto de vista histórico, a indústria têxtil foi importante na Revolução Industrial da Grã Bretanha a partir do século XVIII, quando foram encontradas as primeiras máquinas com sistemas hidráulicos que produziam tecidos em grande escala e a bom preço. A partir de então, foram aperfeiçoadas as técnicas e produtividade do fio, o setor têxtil transformou-se em um link da economia de muitos países.

Oportunidade de carreira

Na indústria manufatureira, um engenheiro têxtil pode desenvolver sua carreira profissional em diversas áreas: na produção, de armazenamento e comercialização.

O engenheiro têxtil não está limitado no setor da indústria têxtil, pois é um profissional cujo conhecimento pode ser usado em outras atividades afins: indústria de sapatos, artes industriais ou mundo da moda e alta costura.

Atualmente, há um campo de aplicação com grande crescimento: a investigação em novos tecidos para a atividade esportiva. Assim, é pesquisado sobre tecidos cada vez mais rápido e pode adaptar as novas tecnologias. Neste caso, falamos da roupa inteligente, ou seja, tecidos com sensores que detectam informação do corpo humano com a finalidade de usar estes dados em análises de rendimento de um atleta. Desta maneira, o engenheiro têxtil tem que trabalhar com profissionais da fisiologia ou da biomecânica do esporte para que os atletas tenham os tecidos mais adequados em sua especialidade.

Área especifica de estudo

O estudante desta especialização precisa conhecer áreas de todos os tipos: desenho de tecidos, controle de qualidade, processos químicos, desenho mecânico, e especialmente, conhecimentos das fibras usadas.

Como objeto de estudo, as universidades estão pesquisados um novo campo: a nanotecnologia aplicada a tecidos. Estes avanços estão em fase inicial, mas considera que rapidamente, a indústria têxtil vai ter uma nova dimensão em um futuro próximo.

Imagem: iStock. funstock

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: