Engenharia de Transportes - Conceito, o que é, Significado

Engenharia-TransportesA engenharia de transportes é uma área que trata do movimento de certos elementos e pessoas em determinado espaço. Esta definição geralmente se difere em duas realidades específicas: as pessoas normalmente se deslocam no meio urbano e os elementos através dos meios de transporte.

O movimento das pessoas em uma área urbana é complexo, pois os indivíduos se deslocam por vários lugares da cidade, em horários diferentes e através de uma variedade de meios de transporte. Para que seja possível este movimento é preciso que haja uma série de operadoras para facilitar estes serviços (ônibus, trens, taxis). Estes serviços podem ser realizados quando há uma infraestrutura adequada, ou seja, uma via de comunicação. Os operadores do setor de transporte e a infraestrutura urbana fazem com que os indivíduos possam se deslocar normalmente em sua vida cotidiana.

Os profissionais da engenharia de transportes tentam prever e compreender o comportamento humano relacionado à mobilidade

Isto significa que é preciso conhecer o porquê se viaja de um lugar para o outro, quais são as dificuldades que os viajantes encontram e quais são as alternativas que possuem. Para isso é necessário o uso de ferramentas complementares como a estatística aplicada. Na prática desta atividade profissional, também se estudada o controle dos semáforos de maneira inteligente, o desenho do sistema de estacionamento e a frequência dos ônibus urbanos. Seu objetivo prioritário é diminuir o tempo de deslocamento das pessoas. Em poucas palavras, trata-se de conhecer as necessidades de uma cidade para que seus habitantes possam se deslocar de forma eficiente.

A logística como parte da engenharia de transportes

A logística é responsável pela compra, armazenamento e distribuição de recursos ou produtos. Logicamente, o setor de distribuição está relacionado ao transporte de mercadorias.

O engenheiro de transportes especializado em logística tem como função melhorar os recursos do transporte, isso significa que ele precisa diminuir o custo do envio de mercadorias, diminuir o tempo empregado, calcular as cargas de forma adequada e otimizar todos os processos. Não se pode esquecer que a logística de transportes incorpora uma série de categorias, desde a cadeia de abastecimento até sua distribuição, passando pelo armazenamento ou busca de melhores rotas, especialmente das mais rápidas e econômicas.

Imagem: iStock. Todor Tsvetkov

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: