Enfermaria - Conceito, o que é, Significado

A enfermaria é um espaço reservado em certos recintos como campos de futebol ou praças de touros que realizam os primeiros socorros aos lesionados ou feridos.

Igualmente, em um sentido mais genérico, o termo enfermaria também se refere ao espaço com grande variedade de cuidados que um profissional qualificado realiza sobre um indivíduo dentro de um estabelecimento sanitário.

A enfermagem como profissão

Antigamente os primeiros atendimentos de uma pessoa doente aconteciam dentro do próprio ambiente familiar, desta forma, isso impedia o surgimento da profissão de enfermeiro. Com a profissionalização da Medicina, outras profissões relacionadas passaram a ter seu espaço e a ganhar certo status social.

Mesmo assim, a enfermagem não parecia ser tão valorizada e era uma profissão que na maioria das vezes era desenvolvida apenas por mulheres e praticada em ambientes religiosos, como mostra o caso das freiras que cumpriam esse papel de atender os doentes.

Foi mais ou menos na entrada do século XIX que surgiu a enfermaria moderna através da figura de Florence Nightingale que encabeçaria o negócio

É por isso que a verdadeira consolidação da enfermagem como profissão se deu apenas no século XX, quando enfermeiros e enfermeiras passariam a substituir as freiras nos hospitais.

A enfermagem é uma das profissões mais valorizadas pelos membros da sociedade, já que os atendimentos proporcionados pelos enfermeiros são revertidos diretamente para o bem comum da população.

O cuidado com os doentes e lesionados sempre foi um trabalho muito importante para a comunidade, embora fosse realizado por pessoas sem uma preparação adequada ou sem receber uma retribuição por isso. A enfermagem é mais do que uma profissão, ela pode ser entendida como um trabalho cuja origem se encontra nos sentimentos que movem a humanidade.

Desde os velhos tempos, sempre que um ser humano sofria algo que colocasse em perigo sua sobrevivência, ali estavam os cuidados de sua família ou até mesmo para outra pessoa

Embora não soubessem, essas pessoas exerciam o que mais tarde ficaria conhecido como um trabalho de enfermagem ou atendimento de enfermaria.

E finalmente, através da independência da cultura ou do momento histórico vivido, sempre existiram figuras relacionadas ao cuidado da saúde. Por isso, a enfermagem deve ser tratada como uma das profissões mais antigas do mundo apesar das mudanças sofridas ao longo do tempo. Na verdade, seu trabalho sempre foi o mesmo: cuidar das pessoas em geral.

Imagem: iStock - sudok1

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: