Energia Térmica - Conceito, o que é, Significado

Energia-TermicaO termo energia térmica se refere à energia manifestada sob a forma de calor. Do ponto de vista da percepção humana remete inevitavelmente ao sentido do tato. No entanto, do ponto de vista físico é necessário compreender conceitualmente o processo que ocorre em sua manifestação: o calor mantém relação com o comportamento das partículas que compõem um determinado objeto, gás ou líquido. A partir desta observação, é fácil compreender alguns fenômenos relacionados.

Ao entrar em contato dois corpos, um quente e outro mais frio, observa-se que o mais frio se esquenta e vice-versa, o mais quente se esfria. O motivo deste acontecimento é que o calor se observa em função do movimento que demonstram as partículas que compõem o objeto em questão. Neste caso, o movimento das partículas próprio do objeto quente se interrompe gradualmente, enquanto que no corpo frio se produz o efeito ao contrário; claro que, este processo se evidencia a nível microscópico. Para estabelecer uma analogia, pode referir-se ao comportamento observado por duas bolas de bilhar que se colidem, uma em repouso e outra em movimento; neste caso, a bola em movimento se move de modo mais lento, enquanto que a outra começa a mover-se.

O questionamento dos fenômenos energéticos em geral e da energia térmica em particular teve seu auge durante a revolução industrial. Na verdade, se buscava por todos os meios, melhorar a eficiência das máquinas, circunstância que foi conseguida em grande parte. A partir desta pesquisa, ficou estabelecido o desenvolvimento da termodinâmica como ciência, que estipula em uma de suas leis, que a energia não se perde e sim se transforma. Desta forma, esta circunstância faz com que a energia calórica possa ser utilizada para gerar movimento.

A descrição acima deixa claro que tanto o trabalho como a energia apresenta relação entre si. Isto explica a necessidade que o homem tem de criar fontes de energia para manter a atividade econômica. É por isso que é importante a busca por novas formas de energia calórica e que se transforme em energia elétrica. Uma boa opção é a energia solar, embora ainda falte muito para que a fabricação de painéis fotovoltaicos seja suficientemente barata para garantir a rentabilidade em sua utilização. De fato, a principal fonte de energia recebida pelo nosso planeta é a proveniente do sol e a responsável em grande parte pela proliferação da vida.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: