Energia Solar - Conceito, o que é, Significado

Energia-SolarPrecisamos de energia para tudo. Para mover-se, para esquentar nossos lares. A energia é, por tanto, o que faz funcionar as coisas. Sabemos que há muitas fontes de energia e, ao mesmo tempo, que algumas são poluentes e que prejudicam o planeta. Em todo caso, não devemos esquecer que a principal fonte de energia é o sol. Isso quer dizer que sem energia a vida desapareceria.

A energia solar oferece uma grande vantagem sobre as demais: não é poluente e é inesgotável. Acredita-se que o Sol tem combustível para apenas cinco milhões de anos, pois a sua característica de abundância não é cem por cento verdade.

Em sua superfície o Sol é encontrado a uma temperatura superior aos 5000 graus centígrados. Devido às complexas reações de perda de massa, é liberada a energia do Sol, a qual é transmitida ao exterior através da radiação solar. Esta energia atravessa uns 150 milhões de quilômetros através do espaço para chegar a Terra. O calor viaja na forma de raios (raios térmicos) e esta forma de energia é conhecida como radiação térmica. Isto significa que quanto mais raios térmicos sejam absorvidos por um corpo, maior será sua temperatura. Porém, nem todos os objetos aquecem por igual (os de cor preta aquecem mais que os brancos quando expostos ao Sol).

Energia solar fotovoltaica

O sistema fotovoltaico é uma instalação que produz energia elétrica com módulos fotovoltaicos (painéis solares) transformando a energia térmica em elétrica. A luz solar é composto por partículas energéticas conhecidas como fótons, os quais são absorvidos por uma célula fotovoltaica que transporta sua energia a um elétron que acaba em um circuito elétrico (neste momento se cumpre o princípio da transformação de energia).

Existem dois tipos de instalações fotovoltaicas

1) Existem aquelas que são separadas da rede elétrica e são utilizadas quando a rede de distribuição elétrica está longe dos pontos de consumo. São utilizadas especialmente em algumas casas rurais ou em sistemas de comunicação remota.

2) E também as instalações conectadas à rede elétrica, pela qual a eletricidade limpa que é gerada é introduzida na rede das companhias elétricas ou são agrupadas nos módulos fotovoltaicos para gerar eletricidade em grande escala nas centrais fotovoltaicas.

As principais vantagens da energia solar através da tecnologia fotovoltaica são: a redução da dependência energética de fontes poluentes e a possibilidade de mudança do modelo energético global.

Imagem: iStock, ahmtcn

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: