Energia Cinética - Conceito, o que é, Significado

Energia-Cinetica

A energia cinética é aquela derivada do movimento. De fato, ao observar a experiência cotidiana é possível evidenciar facilmente quando um elemento em movimento entra em contato com outro e é capaz de afetá-lo de modo que modifique sua trajetória. Isto significa em outras palavras, que o movimento de um corpo qualquer, pelo simples fato de existir pode causar trabalho e mover-se para outro. Esta circunstância se deve por causa do corpo ser movido por uma força. Neste caso, a massa do corpo em movimento é um elemento de importância que também deve ser considerado. Assim, por exemplo, uma bola de futebol pode mover-se na mesma velocidade que uma bola de boliche, mas a segunda terá mais energia cinética pelo fato de ter uma massa superior.

Até agora, uma breve referência com o conceito de energia cinética. Podemos observar que ela está integramente ligada a outros conceitos próprios da física, tais como força, trabalho ou energia a seco. É importante considerar o respeito que todo corpo independentemente de suas circunstâncias possui energia, onde apenas pode ser catalogada como cinética quando se coloca em movimento. A energia é basicamente a possibilidade de que um trabalho seja realizado. Em relação à força, ela se refere à possibilidade que um corpo tem em afetar o outro, assim quando ela se aplica, existe uma mudança que se refere à existência de trabalho.

Se o movimento de um corpo significa energia e se segundo um dos princípios da termodinâmica a energia não se perde, mas se transforma, é possível utilizar este movimento para produzir outras formas de energia. Este raciocínio está presente em diversas formas de produção de energia que possibilitam em grande parte no desenvolvimento econômico das nações. Assim, é possível gerar energia elétrica graças à correta aplicação de técnicas que se transformam em energia cinética. Um caso típico é a chamada energia eólica que se obtém graças ao movimento de hélices por massas de ar para obter eletricidade; também pode ser citado o caso da energia hídrica, que utiliza o movimento da água para o mesmo fim.

No caso da utilização da energia cinética própria de elementos naturais para melhorar a produtividade econômica não é uma inovação de nossos dias. De fato, todos nós temos conhecimento dos famosos moinhos de vento utilizados para diferentes atividades, como por exemplo, moer trigo; este tipo de construção faz uso da energia cinética como meio para melhorar a economia há muito tempo.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: