Encomenda - Conceito, o que é, Significado

Uma palavra pode ter vários significados, mas para compreendê-la é necessário explicar o sentido de cada uma delas. E é isso que vamos fazer com a palavra encomenda.

O verbo encomendar significa pedir ou solicitar algo a alguém, desta maneira, a encomenda é aquilo que se pede para outra pessoa realizar e equivale a palavra encargo. “Tenho uma encomenda pra você e gostaria que fizesse o quanto antes”.

Quando uma pessoa se coloca nas mãos de Deus e aceita seus desígnios, ela se entrega ou se encomenda a Deus, uma vez que o verbo encomendar também significa entregar ou estar sob o cuidado do outro. Desta forma, pode-se dizer “Te encomendo meu cachorro para você cuidar enquanto eu estou de férias”.

A encomenda se refere também a um envio específico (por exemplo, um pacote destinado a alguém) que geralmente é realizado através de algum serviço de distribuição como mostra o sistema de correios de cada país. Em toda América é muito comum escutarmos o termo envio de encomendas.

A encomenda como instituição

No contexto histórico da colonização espanhola em toda América Latina surgiu uma instituição: a encomenda. Ela consistia na autorização que uma pessoa recebia do rei da Espanha para cobrar impostos aos índios que trabalhavam em suas terras. Quem recebia esta autorização como privilégio era o encomendeiro. Desta maneira, este encomendeiro se tornava o proprietário dos índios que estavam a sua disposição, pois trabalhavam em regime de escravidão.

Os escravos pagavam seus tributos normalmente em espécie, ou seja, pelo produto obtido com seu trabalho. Em contrapartida, o fato de receber este privilégio outorgado pelo rei, o encomendeiro era obrigado a manter os escravos tanto de forma material como espiritual.

O tributo recebido pelo encomendeiro servia para gratificar sua colaboração na conquista de um território e no domínio da população. Desta maneira, a encomenda significava que um grupo de indígenas era encomendado a um espanhol e este se tornava seu dono.

A encomenda como instituição foi enfraquecendo ao longo dos tempos e no século XVIII foi extinta de vez pela maioria das colônias americanas. Embora as causas da decadência desta instituição fossem complexas e diversas, há uma que se destaca entre as demais: o abuso de poder dos encomendeiros sobre a população indígena. Esta realidade fez com que os índios perdessem sua identidade como povo, pois se deve deixar claro que os indígenas estavam sob o domínio dos encomendeiros e isso fazia com que eles renunciassem a suas crenças religiosas, sua língua e cultura.

Imagem: iStock, camaralenta

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: