Enciclopédia - Conceito, o que é, Significado

A enciclopédia é um conjunto de livros que concentra o saber de maneira organizada, geralmente em ordem alfabética. O formato tradicional da enciclopédia é um livro, mas existem outras formas como fascículos, CDs ou versão online.

Quanto a sua origem etimológica, a palavra enciclopédia vem de uma expressão grega “enkyklios paideia”, traduzida como educação circular. Neste sentido, deve-se levar em conta que na Grécia Antiga já existia colecionadores de livros destinados à educação dos estudantes.

Uma pincelada histórica

O conceito atual de enciclopédia surgiu na França, durante o século XVIII, em pleno clima intelectual do Iluminismo. Um grupo de filósofos e cientistas ilustres impulsionou um grande projeto: elaborar uma enciclopédia que fosse uma síntese de todo o saber. Esta tarefa foi protagonizada por personagens como Diderot, D’Alembert, Montesquieu e Voltaire, conhecidos como enciclopedistas.

Depois de alguns anos de intenso trabalho apareceu a primeira enciclopédia, a 1’Enyclopédie, em 1751, ano de sua primeira edição, também chamado de Enciclopédia ou Dicionário Racional das Ciências, Artes e Ofícios. Esta obra era algo mais que um dicionário enciclopédico, pois representava o espírito científico e critico da época.

A enciclopédia francesa serviu de inspiração aos britânicos

A primeira edição da Enciclopédia Britânica apareceu em 1768 e, desde então, não deixou de ser mais publicada, porém atualmente existe apenas uma versão digital.

No final do século XX, as enciclopédias convencionais foram perdendo sua utilidade com o surgimento da internet. Deve-se destacar que a enciclopédia tradicional tem uma série de inconvenientes: seu preço elevado, a necessidade de atualização permanente ou a falta de espaço. Com a revolução tecnológica, centenas de volumes podem caber em um pendrive ou CD. Esta mudança de formato não mudou a ideia original do modelo enciclopédico. De fato, quem lê esta entrada está consultando uma enciclopédia e quem a escreve é um enciclopedista em versão atual.

O panorama atual das enciclopédias

As novas tecnologias permitem outras formas de entender as enciclopédias clássicas. Atualmente existem arquivos sonoros, formatos digitais com hipertextos, buscadores, ferramentas personalizadas e, definitivamente, procedimentos automatizados que multiplicam as possibilidades técnicas das enciclopédias.

Imagem: Fotolia - Syda

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: