Educação Viária - Conceito, o que é, Significado

Educacao-ViariaDenomina-se educação viária à transmissão de informação adequada ao conhecimento das diversas normas que regem o trânsito. Ela tem como principal finalidade evitar acidentes e a perda de vidas como consequência de casos fatais. É promovida pelos governos e geralmente se pede como pré-requisito para validar a carteira de motorista. A educação viária abrange muitos aspectos vinculados à condução, desde o correto conhecimento da sinalização, passando pelos diversos elementos que servem para garantir a proteção própria e de terceiros, até os vários aspectos legais que devem ser considerados diante das infrações.

O conhecimento dos diferentes elementos que possui um motorista faz parte de um importante conteúdo que toda educação pretende. Um deles e o mais conhecido é o cinto de segurança, que restringe o movimento dentro do veiculo evitando que diante de uma colisão o motorista sofra algum dano. Nos bancos dianteiros, utiliza-se o cinto de segurança chamado de três pontos, que exerce pressão no ombro e em ambos os lados da cintura, enquanto que nos bancos traseiros exerce pressão apenas na cintura. Outros elementos são: o apoio de cabeça, espelhos, extintor de incêndio, etc. No caso das motocicletas, sempre exige o uso do capacete, tanto para o condutor como para o acompanhante.

Além destes elementos pertinentes, o motorista deve conhecer os mais diversos sinais de trânsito. Estes sinais foram criados na Europa e adotados pela maioria dos países. Indicam precaução e atenção no sinal amarelo, restritivos e de proibição de passagem no sinal vermelho e por fim de avanço no sinal verde. Além destes, existem muitos outros que devem ser de conhecimento de todos.

Em relação às normas vigentes, é de se esperar que o motorista tenha conhecimento das infrações que pode cometer e de suas implicâncias. Embora este pareça ser um assunto extenso, é necessário ao menos saber um panorama global para ser utilizado diariamente em termos de comportamento no trânsito.

Neste sentido, uma coreta educação costuma ser a melhor maneira de prevenção oferecida para evitar trágicos acidentes. Para isso, é essencial que o estado exija como requisito básico possuir uma carteira de motorista atualizada para poder trafegar pela cidade.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: