Educação Laica - Conceito, o que é, Significado

Educacao-LaicaO termo educação laica consiste na educação formal que carece de conteúdo de natureza religiosa. Este tipo de educação é normalmente fornecido pelo Estado de modo que orienta e atinge toda população sem a preocupação de ensinar religião. No entanto, vale destacar que a educação laica não significa que uma educação seja contrária aos valores religiosos, ou então, partidária de uma postura agnóstica ou ateísta. A educação laica é aquela que se mantém a margem dos debates e transmite um acervo de conhecimentos que carecem de interpretação religiosa e que não sejam contrários a ela.

Normalmente cabe aos pais ensinar a educação que considera adequada para seus filhos. Este tipo de circunstância não é um simples critério subjetivo, mas que mantém profunda relação com tratados internacionais aderidos por muitos países. O dever de educar os filhos está inserido no código dos direitos humanos. Esta circunstância se deve em geral aos pais como principais interessados no bem-estar da criança e que de alguma forma buscam a melhor educação. Em alguns casos, esta situação faz com que os colégios incluam algum tipo de orientação religiosa de acordo com a religião professada. No caso de não aceitarem a religião proposta, podem recorrer a um colégio com formação laica. Este tipo de instituição recebe crianças cujos pais pertencem a qualquer religião ou então que carecem de qualquer tipo de orientação religiosa.

Em certas ocasiões, foram vistas algumas polêmicas em relação ao conteúdo fornecido por uma instituição aos seus alunos. Na verdade, há pessoas com posturas radicais que pretendem que a educação ministrada às crianças tenha uma orientação religiosa seja qual for. Isto se deve aos programas educativos que são dirigidos pelo estado. O certo é que todo tipo de educação deve respeitar a escolha dos pais. Neste sentido, é importante haver uma variedade de instituições no que se diz repeito à orientação religiosa para escolha dos pais. A educação laica simplesmente complementa esta oferta e abre o horizonte de possibilidades.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: