Eczema - Conceito, o que é, Significado

O eczema é uma lesão da pele caracterizada pela vermelhidão e inchaço, podendo ocorrer por uma grande variedade de causas.

Os eczemas, também conhecido como dermatite, costumam surgir principalmente em reações alérgicas ou pelo contato com agentes irritantes que fazem a pele desenvolver certas alterações caracterizadas pelo edema de sua camada superior ou epiderme.

A principal forma de eczema é a dermatite atópica

A dermatite atópica é uma forma de alergia caracterizada por manchas vermelhas na pele acompanhadas de inchaço e a presença de crostas que a deixam seca e escamosa. Estas lesões se apresentam geralmente no rosto e nas dobras como cotovelo ou joelho.

O eczema causa muita coceira pelo fato de acompanhar escoriações que em certas ocasiões afetam a pele por meio de bactérias que agravam as lesões.

Este transtorno tem uma tendência familiar e se manifesta desde a infância. Geralmente a dermatite atópica se apresenta acompanhada de outras manifestações alérgicas, como a rinite alérgica e a asma.

Outras formas de eczema incluem a dermatite de contato e a dermatite seborreica

A dermatite de contato é uma manifestação alérgica da pele que se apresenta a partir da exposição de uma alguma substância capaz de irritá-la. É comum ocorrer após o uso de objetos como relógios, pulseiras, anéis, correntes, fivelas de cintos ou qualquer outro artefato que entre em contato direto com a pele.

De forma característica a dermatite de contato causa lesões de formato bem definido, orientada ao objeto usado. Geralmente se trata de elementos metálicos que contêm níquel em sua composição.

A dermatite seborreica é uma forma de eczema que afeta as zonas gordurosas da pele, como é o caso do coro cabeludo, das sobrancelhas, detrás das orelhas, da nuca, das dobras do nariz ou ao redor da boca.

Esta dermatite causa vermelhidão e descamação e de forma característica estas lesões se intensificam em situações de estresse emocional.

Conselhos gerais para seu tratamento

O tratamento do eczema depende de sua causa ou origem. As lesões ativas podem melhorar com o uso de pomadas a base de esteroides.

Estes pacientes se beneficiam por tomar banhos mornos ao final do dia, depois disso é recomendável aplicar cremes suavizantes que contenham ureia ou ácido lático enquanto a pele esteja úmida; isso ajuda a umedecer e remover as crostas, diminuindo a coceira e melhorando o aspecto estético das lesões.

Além disso, é recomendável identificar fatores desencadeantes como algumas substâncias irritantes, químicas, medicamentos e inclusive alimentos que possam ocasionar ou agravar este tipo de lesão. Outro aspecto importante é aprender a controlar o estresse de maneira adequada.

Imagem: Fotolia. Artemida-psy

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: