Ecologia - Conceito, o que é, Significado

EcologiaA biologia é a ciência que estuda os seres vivos. Possui conhecimento geral e tem vários ramos, por exemplo, a ecologia é um ramo da biologia e seu objetivo é compreender as relações que há entre os seres vivos de um habitat.

A ecologia não estuda os seres vivos do ponto de vista individual, e sim analisa a realidade global. Existem três níveis de análise. Por um lado, são estudadas as populações, ou seja, o conjunto de indivíduos de uma determinada espécie e que vivem em um lugar específico. Em um nível superior, a ecologia está focada no conhecimento das comunidades, ou seja, no conjunto de populações diferentes relacionadas normalmente através de vínculos alimentares (um exemplo seria a savana africana, onde convivem e interagem populações de animais que criam comunidades). O terceiro nível da ecologia trata do estudo dos ecossistemas, que são um conjunto de comunidades inter-relacionadas, que por sua vez se encontram em um ambiente (como o rio, a floresta e o deserto seriam exemplos de ecossistemas).

Cada um destes níveis tem seus próprios mecanismos e estruturas. Seu estudo possui um crescente interesse, uma vez que o planeta se encontra diante de ameaças evidentes que atentam contra o equilíbrio de uma parte dos ecossistemas. Por esse motivo, grupos ecologistas têm surgido nas últimas décadas. Estes são grupos de cidadãos que se organizam para promover a preservação dos ecossistemas e do meio ambiente. A ideia central do ecologismo está baseada na consideração de que o homem e seu comportamento individual e coletivo podem influenciar na diversidade dos ecossistemas. Para que o planeta em seu conjunto seja sustentável é necessário incorporar critérios ecológicos. As ações individuais têm repercussão em um ambiente e é preciso conhecer quais são as condutas que representam um perigo para o equilíbrio ecológico de um sistema.

Embora a ecologia tenha um propósito descritivo, é evidente que incorpora um forte compromisso em relação com o meio ambiente. O ecologismo defende um movimento social por todo o planeta. Sua área de atuação é bem diversificada: educativa, reivindicativa e política.

Assim, tanto a ecologia como o ecologismo são atitudes vitais com o propósito de cuidar do planeta a partir do conhecimento e da conscientização coletiva da realidade meio ambiental.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: