Conceito de Eclipse

Ángel Zamora Ramírez | Janeiro 2024
Licenciado em Física

eclipse-etapas-luaUm eclipse é um fenômeno astronômico que ocorre quando um corpo celeste cruza o campo de visão de outra estrela e bloqueia parcial ou completamente a luz que vem dela. No caso dos eclipses que podem ser vistos aqui no nosso planeta, estes ocorrem quando o Sol, a Lua e a Terra se alinham no mesmo plano. Imagem de Diane Labombarbe.

Os eclipses são um dos eventos celestes mais fascinantes de se observar. Desde as nossas origens, o ser humano se maravilha com esses fenômenos e eles fazem parte da mitologia e dos sistemas de crenças de diversas culturas, desde serem considerados arautos de infortúnios até serem considerados eventos divinos orquestrados pelos deuses. Hoje sabemos que são fenômenos recorrentes que são consequência do movimento das estrelas.

Explicação do fenômeno das órbitas da Terra e da Lua

Tanto a Terra quanto a Lua giram em torno de seu próprio eixo e transladam ao longo de sua órbita. A Terra faz seu movimento de translação em sua órbita ao redor do Sol e a Lua se move da mesma forma, mas ao redor da Terra.

Levando em consideração que a Lua completa uma revolução ao redor da Terra aproximadamente a cada 28 dias, seria de se esperar que pudéssemos observar eclipses todos os meses, porém, não é o caso. Acontece que a órbita lunar não está no mesmo plano da órbita da Terra, mas sim inclinada aproximadamente 5° em relação ao plano da órbita da Terra, também conhecida como "eclíptica".

Os pontos na órbita da Lua que coincidem com o plano da eclíptica são chamados de “nós lunares”. Os eclipses ocorrem quando a Lua está em um desses nodos e ao mesmo tempo também está alinhada com a Terra e o Sol. Esta conjunção entre as três estrelas ocorre aproximadamente a cada 6 meses, embora nem sempre possamos observar os eclipses porque os ciclos Luas e os ciclos de rotação da Terra não estão em fase.

Eclipse solar

Os eclipses solares ocorrem quando a Lua passa entre o Sol e a Terra. Como da superfície do nosso planeta o Sol e a Lua parecem ter quase o mesmo tamanho, quando ocorre esse alinhamento Sol – Lua – Terra, a luz vinda do Sol é total ou parcialmente bloqueada pela Lua. No entanto, a sombra projetada pela Lua cobre apenas parte do nosso planeta porque é menor que o nosso planeta. Esta é a razão pela qual quando ocorre um eclipse solar ele só pode ser visto em certas regiões do mundo e dependendo do local em que estivermos observaremos um eclipse total ou parcial.

Este tipo de eclipse surpreendeu e aterrorizou muitas das grandes civilizações que existiram ao longo da história, embora civilizações como os babilônios e os maias tenham conseguido estudá-los com mais ceticismo e decifrar que se tratavam de eventos que tinham uma certa periodicidade, chegando até a medir o períodos de tempo que se passaram entre eles e fazer as primeiras previsões de eclipses solares.

Os eclipses solares também têm sido de grande importância para o estudo científico. Talvez o exemplo mais claro disto tenha ocorrido em 1919, quando o astrónomo inglês Arthur Eddington e a sua equipa, durante um eclipse solar na Ilha do Príncipe, conseguiram medir que a luz de estrelas distantes era desviada como consequência da gravidade do nosso Sol. Este foi um dos exemplos mais claros disto. das muitas medições que verificaram a validade das previsões feitas pela Teoria Geral da Relatividade de Einstein.

Eclipse lunar

Um eclipse lunar ocorre quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, deixando esses três corpos em um alinhamento Sol – Terra – Lua. Neste tipo de eclipse a Terra bloqueia a luz do Sol que viaja na direção da Lua. Durante estes eventos astronómicos a sombra da Terra pode ser observada na superfície lunar. Além disso, às vezes a Lua é pintada de vermelho porque a luz solar é refratada na atmosfera terrestre e a luz que chega à Lua tem um tom avermelhado.

Algo curioso sobre os eclipses lunares é que, pela sua natureza, eles só podem ocorrer na fase de lua cheia, por isso sempre podem ser bem vistos. Além disso, ao contrário dos eclipses solares, que só podem ser observados em uma região do mundo quando ocorrem, os eclipses lunares são observáveis em qualquer lugar do mundo onde seja noite.

Artigo de: Ángel Zamora Ramírez. Licenciado em Física. Cursando Mestrado em Engenharia e Física Biomédica.

Referencia autoral (APA): Zamora Ramírez, A.. (Janeiro 2024). Conceito de Eclipse. Editora Conceitos. Em https://conceitos.com/eclipse/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2023. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre