Ebulição - Conceito, o que é, Significado

A ebulição é um fenômeno físico produzido pelo efeito da energia térmica. Consiste na modificação do estado liquido para o estado gasoso ocasionado pelo aumento da temperatura.

Como sabemos, a energia apenas se transforma e desta forma o gelo se transforma em água quando alcança o ponto de fusão zero grau, por sua vez, ao ferver a água ela se transforma em vapor aos 100 graus centígrados. Este valor quantitativo é importante, pois estabelece o ponto de ebulição. Desta maneira, podemos definir o conceito ponto de ebulição como a temperatura que deve alcançar um líquido quando ferver. Deve-se destacar que a temperatura que indica o ponto de ebulição não tem relação com o volume de líquido, mas depende de sua natureza química.

O ponto de ebulição se refere ao valor oposto do ponto de fusão e cada substância tem seus próprios índices

Em relação ao ponto de ebulição do álcool, o mesmo é obtido a uma temperatura de 78 graus, do mercúrio quando alcançam os 357 graus e do ferro aos 2750 graus.

A pressão atmosférica e a composição molecular dos elementos são os fatores que podem variar o ponto de ebulição em cada processo de transformação.

Citando a água como referência, seu ponto de ebulição será diferente se ela for doce ou salgada, já que a água salgada ferve a uma temperatura mais alta. Se a água está em cima de uma montanha, o ponto de ebulição da água será de 70 graus centígrados devido à pressão do ar ser mais baixa (quanto maior a pressão do ar, menor será o ponto de ebulição de um líquido). A pressão sobre a ebulição se deve à força exercida pela pressão sobre a superfície do líquido.

Fenômeno social

A ideia de ebulição não é aplicada exclusivamente em relação ao aumento da temperatura, mais especificamente aos líquidos que se submetem ao aumento da temperatura. De fato, quando acontece uma situação de grande agitação social (por exemplo, um momento revolucionário) costuma-se dizer que há uma ebulição popular.

Ebulicao-2-protestoDesta maneira, o que acontece com a água ou qualquer outro elemento se passa também com a humanidade, ou seja, há um estado de transformação que afeta parte ou um conjunto da sociedade. As causas que podem ativar a ebulição social são diversas: um conflito armado, uma crise econômica profunda ou um problema humanitário que cresce e acaba em uma situação crítica generalizada.

Ao longo da história ocorreram vários casos com estas características: a Revolução Francesa, de 1789 e a Revolução Russa, de 1917 são duas épocas que vivenciaram uma grande ebulição na sociedade.

Imagens: iStock. ictor / FernandoPodolski

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: