Conceito de Disciplina

Marcoantonio Villanueva Bustamante | Junho 2023
Doutorado em Psicologia

No âmbito educacional, disciplina é um conjunto de conceitos, métodos, teorias e linguagens específicas que permitem abordar um objeto de estudo, portanto deve ser entendida como uma área do conhecimento. Outra forma comum de empregar o termo relaciona-se com a capacidade de seguir uma série de regras e/ou hábitos socialmente desejáveis e que nos permitem atingir um objetivo. Frases como “seu filho precisa de disciplina” ou “para emagrecer você precisa ter disciplina na alimentação e na atividade física” corroboram essa afirmação.

Porém, em sua essência, a palavra se alicerça em elementos que são principalmente de responsabilidade do mundo acadêmico, o que nos remete às suas raízes etimológicas, a partir do qual remete ao ensino e à educação, com influência do francês discipline, sobre a expressão latina disciplīna, em respeito a discipŭlus, que significa ‘discípulo’, sendo também, para alguns, este último associado com um suposto verbo popular *discipere. Os componentes lexicais incluem:

Disciplina1) A presença do verbo discere que se refere à ação de ‘aprender’, vinculando-se à forma do prefixo dis-, como propriedade enunciativa. 2) O verbo capĕre, de ‘capturar’, ‘pegar’, cuja intervenção independe da existência ou não da expressão *discipere, o que apenas a reforçaria.

3) A composição dada em -pŭlus, cujo termo de origem é indeterminado, além das possíveis teorias que possam ser levantadas, como, por exemplo, relacionando a pupillus, de ‘pupilo’, baseado em pupus, de ‘criança’.

4) A desinência em -īna, dependendo do substantivo.

Como se vê, o conceito de disciplina refere-se ao processo de ensino ou à educação como tal. Nesse sentido, Krishnan considera que as disciplinas acadêmicas se estabelecem com o passar do tempo, e uma vez que são institucionalizadas, diferenciam-se das demais por terem um objeto de estudo específico, possuindo uma base de conhecimento especializada nesse objeto de estudo, constituída por teorias e conceitos que por sua vez são organizados por um método e uma linguagem especializada. Nesse sentido, descreveu-se que uma disciplina não se define tanto pelo conteúdo que alcança, mas sim pelas questões que responde, pelos problemas que resolve e pelas estratégias teóricas e práticas que permitem obter a informação, para organizar, analisar e aplicá-la.

Diferença entre os conceitos de campo, disciplina e especialidade

– Campo: Refere-se a uma ampla área de estudo e geralmente inclui mais de uma disciplina. Por exemplo, o campo de estudo em torno da educação pode incluir a psicologia, pedagogia e até neurociências.

– Disciplina: No início do texto, fornecemos uma definição etimológica e conceitual, no entanto, também é necessário mencionar que as disciplinas são tipicamente associadas a uma faculdade ou departamento universitário, embora dentro do mesmo departamento possa haver diferentes paradigmas disciplinares conflitantes. Por exemplo, voltando ao exemplo da educação, múltiplos paradigmas podem ser encontrados na disciplina psicológica, como a teoria comportamental de B.F. Skiner, a teoria sociocultural de Lev Vygotsky e a teoria epistemológica de Jean Piaget.

– Especialidade: Refere-se à maneira como um objeto de estudo é abordado na pesquisa. Por exemplo, no campo da educação, problemas de aprendizagem, processos de aprendizagem ou diferenças culturais no processo de aprendizagem podem ser abordados.

Da mesma forma, vale ressaltar que uma disciplina não deve ser confundida com uma ciência. Enquanto a ciência se refere a um sistema de conhecimento estruturado que tem por objetivo estudar, investigar e interpretar determinados fenômenos, a maior diferença entre uma ciência e uma disciplina é que, devido à sua metodologia, a ciência sempre será objetiva, enquanto a disciplina pode ser subjetiva às vezes.

É preciso entender que as disciplinas acadêmicas são autônomas e sensíveis à mudança, ou seja, não são estáticas. Devido às propostas e aos múltiplos paradigmas que compõem uma disciplina, pode-se desenvolver uma dialética que favoreça a troca de saberes e posicionamentos, provocando a transformação dos elementos que a compõem. Nesse sentido, o pensamento disciplinar pressupõe que o indivíduo que se forma em uma disciplina deve ter uma base teórica que permita definir os objetivos do estudo, as ferramentas metodológicas necessárias para alcançá-los, a abordagem e procedimento que será seguido e, finalmente, o método para interpretar e julgar os resultados obtidos.

Artigo de: Marcoantonio Villanueva Bustamante. Licenciado em Psicologia, formado pela Faculdade de Psicologia da UNAM, México. Doutor em Psicologia pela UFRO, Chile. Investigador independente que faz parte de várias equipes de pesquisa no México e no Chile.

Referencia autoral (APA): Villanueva Bustamante, M.. (Junho 2023). Conceito de Disciplina. Editora Conceitos. Em https://conceitos.com/disciplina/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre