Despotismo Ilustrado - Conceito, o que é, Significado

Certas formas de organização política apresentam um caráter totalitário: a tirania, o absolutismo, o fascismo e o comunismo, entre outras. Durante o século XVIII, algumas monarquias europeias passaram pela história com uma denominação: despotismo ilustrado. O termo despotismo é usado como sinônimo de absolutismo e o conceito ilustrado devido ao período do Iluminismo que foi o movimento de renovação intelectual que impulsionou uma série de mudanças sociais e políticas.

São várias as monarquias que aplicaram o conceito Despotismo Ilustrado: Áustria, Rússia, Espanha, Prússia e França

O antigo regime do período anterior foi superado pelos ideais ilustrados. A ciência e o conhecimento se posicionaram independente de critérios espirituais e esta circunstância deu origem a uma série de pensadores que impulsionaram uma renovação na educação, na administração do estado e no campo dos valores sociais. Por este motivo, o século XVIII ficou conhecido como o século das luzes. Entre os homens iluministas se destaca Voltaire, Rousseau, Montesquieu e Jovellanos.

Alguns monarcas acolheram bem o espírito ilustrado e realizaram algumas reformas legislativas, assim como um fortalecimento da cultura. Em termos gerais, houve uma melhora na administração pública, reformas fiscais, limitação do poder da igreja e o desenvolvimento de instituições públicas como a Real Academia Espanhola. Entretanto, não ocorreram mudanças sociais. O povo não foi beneficiado e a sociedade ficou dividida: a maioria da população continuava submissa, sem democracia, liberdade e direitos, paralelamente, as elites espalhavam o conhecimento em todas as ordens.

Os governantes se uniam a intelectuais, artistas e advogados que eram receptivos na hora de aplicar as mudanças

De fato, alguns deles eram iluministas (Catarina II da Rússia e Carlos III da Espanha). Os historiados classificaram estes monarcas como ditadores benevolentes por terem o poder absoluto, mas que exerciam com moderação e respeito.

Esta contradição ficou evidente no lema do Despotismo Ilustrado: “Tudo para o povo, mas sem o povo”. Esta ideia contempla o espírito deste período histórico e esta frase serve para descrever a atitude de alguns governantes que tiveram boas intenções em relação aos cidadãos e, ao mesmo tempo, queriam que a cidadania tivesse uma atitude submissa e pouco participativa.

Imagem: iStock. ilbusca

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: