Desafio - Conceito, o que é, Significado

DesafioA vida seria muito monótona e chata se todos os dias fizéssemos exatamente as mesmas coisas, ou seja, se enfrentássemos a jornada com segurança e controle absoluto de todos os detalhes. As pessoas têm uma enorme força de vontade, mas para poder praticá-la têm que definir novos objetivos. Os desafios que se tornam objetivos são um estímulo e ajudam as pessoas a crescer e avançar no caminho da vida com a satisfação de ser cada dia um pouco mais sábio e competente. O desafio seria um objetivo pessoal para quem demonstra que pode por si só lutar para alcançar essa meta. O desafio é o objetivo a ser cumprido através de um plano de ação.

Existem vários tipos de desafio e que apresentam uma ordem diferente de dificuldade. Quanto mais difícil o desafio maior será o seu esforço para alcançá-lo. Há duas épocas do ano que são ideais para estabelecer novos desafios. Por exemplo, o mês de Janeiro, pois iniciar o ano implica deixar para trás tudo que é negativo e recomeçar um ano novo com certa dose de ilusão. Outro momento para iniciar novos desafios é o mês de Setembro, momento que os adultos voltam ao trabalho após as férias de verão na Europa.

Os desafios são motivadores e nos ajudam a sair da rotina. Em termos profissionais, é essencial uma pessoa planejar novos desafios a fim de evitar a síndrome do trabalhador queimado que surge a partir do momento que a pessoa entra em profunda rotina. O desafio faz parte do crescimento pessoal.

Também há desafios na área da saúde. Por exemplo, uma pessoa que sofre de sobrepeso pode iniciar o desafio da dieta com o apoio de um nutricionista. Deve-se ter em mente que durante a realização de um desafio existem dificuldades no caminho. As pessoas que realmente venceram seus desafios são aquelas que têm a capacidade de insistir e perseverar além dos erros. Mesmo assim, há sempre um plano B. Por isso, você tem que acreditar nos seus sonhos, apostar neles e lutar de verdade pela sua felicidade. Alcançar um desafio gera satisfação pessoal, alegria e a felicidade. Neste momento, encorajo você a desenvolver uma lista com três metas importantes que deseja realizar nos próximos três meses.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: