Demanda (Direito e Economia) - Conceito, o que é, Significado

demanda-economiaAlgumas palavras são entendidas apenas dentro de coordenadas específicas. O contexto pela qual são utilizadas é determinante na hora de sua compreensão. Isto é o que acontece com o conceito demanda.

Na economia há dois termos que se encontram relacionados: a oferta e a demanda (procura)

O conjunto de bens ou serviços que se pretende vender forma a oferta. O desejo dos consumidores para adquirir um bem está relacionado à demanda, ou seja, à procura. Ambos os conceitos estão relacionados de tal forma que ao baixar o preço de um produto sua demanda aumenta. Consequentemente, a quantidade demandada de um bem ou produto depende da evolução do preço.

Segundo os economistas, a interação entre oferta e demanda é feita de maneira espontânea como um processo natural da atividade econômica, onde não é necessária a participação de um mecanismo de controle. Quando na linguagem coloquial se diz que um artigo é muito vendido, isto quer dizer que ele tem grande demanda.

No mundo do direito a demanda é uma ação legal contra alguém

Se uma pessoa se sente prejudicada por algum motivo, pode apresentar um documento para um juiz (uma demanda), com a intenção de que a autoridade legal determine uma reparação. Aquele que apresenta uma demanda é o requerente e a pessoa que participa como réu é o demandado (aquele que tem direito de defesa). Quando a ação penal contra alguém tem caráter criminal, utiliza-se outro termo legal (a queixa).

Em ambos os casos, a lei estabelece uma série de requisitos prévios, condições e responsabilidades. Sabemos que nem sempre se aceita este tipo de petição e é relativamente frequente ler ou escutar que uma ação judicial não foi declarada, normalmente porque não cumpriu algum dos requesitos estabelecidos por lei.

Quando uma pessoa ou um grupo expressa uma queixa diante da sociedade, costuma-se dizer que há uma série de demandas

Trata-se de petições motivadas por algum mal-estar. Nos meios de comunicação, aparece com frequência a demanda de alguns grupos que são prejudicados por algum motivo. Este tipo de ação envolve reivindicar e manifestar o desejo de melhorar as circunstâncias que são avaliadas como negativas. Também é comum utilizar o conceito demanda social, não como algo específico de um grupo, mas como um conjunto de toda a cidadania.

Em outro sentido, quando um indivíduo não tem trabalho, mas tem a intenção de trabalhar, falamos de alguém que busca um emprego (uma demanda), da mesma forma este conceito é usado de forma geral para indicar um grupo de pessoas que seguem na busca por um emprego.

Imagens: iStock. yuoak / DNY59

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: