Contabilidade básica - Conceito, o que é, Significado

A contabilidade básica ou geral básica é a ciência que estuda e analisa as transações financeiras e econômicas das empresas com o fim de determinar suas anotações e registros nos livros contáveis seguindo os princípios e normas estabelecidos pelo regulamento.

Além disso, em um sentido geral, também é possível definir a contabilidade como uma habilidade necessária para administrar o registro das operações de uma empresa de forma sistemática.

Ao falar de contabilidade em relação à vida empresarial das empresas, elas têm um papel fundamental no dia a dia dos países e consequentemente da economia mundial. Muitas das decisões políticas estão baseadas a partir de relatórios contábeis que estabelecem o termômetro da situação econômica dos países, desempenhando um fator decisivo na hora de orientar sua política no futuro.

Os objetivos da contabilidade básica

A partir dos casos citados anteriormente, é possível deduzir uma série de objetivos que o departamento de contabilidade de uma empresa deve ter como meta. Desta maneira, seu principal objetivo é ter um registro claro e preciso, em ordem cronológica, de todas as operações realizadas, estabelecendo um controle total sobre quais são os recursos e obrigações de uma empresa ou negócio.

Além disso, deve ser capaz, a qualquer momento, de proporcionar uma imagem clara de qual é a situação financeira da empresa e de cumprir com a regulamentação vigente.

Os princípios da contabilidade são formados por uma lista de normas que todo profissional deve observar atentamente para aplicar a ciência contábil com todo cuidado

Assim, estes princípios servem de ajuda aos contadores para interpretar com precisão os movimentos econômicos que são usados nas demonstrações financeiras de qualquer negócio.

Há uma centena de princípios geralmente aceitáveis, como mostram algumas entidades, as empresas em movimento, a concorrência, a uniformidade, objetividade, avaliação de custos, jornada dupla, entre outras.

Dentre de todas elas, podemos mencionar um princípio básico orientado em todo momento como uma atividade do profissional contábil: a equidade. Esta que pode ser definida como uma preocupação para manter a contabilidade de forma objetiva sem permitir que os diversos interesses que entram em conflito dentro da vida empresarial tenha influência sobre este item.

Imagem: iStock. Minerva Studio

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: