Climatologia - Conceito, o que é, Significado

Uma ciência interdisciplinar

Como seu próprio nome indica, a climatologia é a disciplina científica que estuda o clima, ou seja, o tempo atmosférico. A climatologia tem um caráter multidisciplinar pelo fato de apresentar os conhecimentos de outras ciências. Desta maneira, o estudo do clima depende de outros conhecimentos científicos, por exemplo, a rotação solar que afeta diretamente o clima. Em segundo lugar, a astrofísica estuda o funcionamento dos diversos astros do universo, mais particularmente o sol, que é o fator mais importante na hora de estudar qualquer alteração do clima.

Por outro lado, os conhecimentos da física também atingem as condições climáticas. A meteorologia é outra disciplina que pertence à climatologia. Ainda assim, há outras ciências vinculadas ao clima, por exemplo, a termodinâmica estuda a transmissão de energia e a hidrologia foca no ciclo das águas.

Climatologia e Meteorologia

Estes dois termos se confundem com certa frequência. Os estudos meteorológicos se baseiam principalmente no estudo de dados climáticos que afetam o presente, desta maneira é possível prever o tempo que fará amanhã ou semana que vem. Pelo contrário, os estudos climatológicos se baseiam no que já ocorreu (a unidade mínima de tempo empregada é o mês).

Os meteorologistas utilizam instrumentos de medição para avaliar a pressão atmosférica, a temperatura, a umidade e o vento. No campo da climatologia são empregados principalmente três instrumentos de medição:

1) o heliógrafo que mede as horas do sol e as radiações;

2) os termômetros de mercúrio ou de álcool que registram as temperaturas;

3) o termógrafo que serve para registrar as mudanças que acontecem no tempo atmosférico.

Climatologia geográfica

O desenvolvimento humano, econômico e social de uma região é estudado pelos geólogos. Para realizar sua análise deve-se levar em conta a influência do clima sobre o território. A climatologia geográfica trata do estudo de todos os dados climáticos que determinam o desenvolvimento de uma área: o nível das chuvas, os níveis de contaminação e todos os fenômenos atmosféricos. Não podemos deixar de esquecer que alguns setores da economia dependem diretamente da climatologia e de maneira muito especial à agricultura.

Imagens: iStock. standret / mbears

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: