Clichê - Conceito, o que é, Significado

ClicheQuando uma ideia ou expressão se repete com frequência e é aceita como válida pela maioria das pessoas acontece um clichê. Pode-se dizer que um clichê é a simplificação de uma realidade. Também se utiliza como sinônimo de estereotipo.

Exemplos de clichês

É bem comum quando nos referimos a algo de caráter nacional utilizar um clichê. De maneira geral cada público tem uma série de clichês. Assim, costuma-se dizer que os espanhóis são alegres, apaixonados pelo flamenco e pelas touradas, como também são muito católicos. Dos argentinos enfatizam a paixão pelo futebol, pelo tanto, por sua carne e inclusive a psicoanalise. Sobre os brasileiros se diz que é um povo alegre, que gosta de dançar, jogar futebol, ir à praia e tomar caipirinha. Em relação aos italianos é comum a ideia de que são sedutores, elegantes, que gesticulam muito ao falar e são amantes da massa. Estes clichês são típicos de cada povo e em grande parte deformam a realidade.

Pode-se dizer que todo clichê tem algo verdadeiro e por outro lado algo de exagero e falsificação, por exemplo, é certo que na Espanha existam apaixonados por touradas, mas há alguns territórios espanhóis que essa prática é proibida. Na maioria dos casos os clichês acontecem por desconhecimento da realidade ou por confundir-se com o todo. Exemplos: o futebol argentino é muito mais do que River Plate e Boca Juniors; a França é muito mais do que Paris, e não é verdade que todo brasileiro vai à praia.

Clichês no cinema

Os clichês aparecem tanto na comunicação oral ou escrita como também na linguagem cinematográfica. Algumas cenas ou situações se tornaram autênticos clichês. Uma breve lista de exemplos poderia ser a seguinte: a cena de uma mulher no chuveiro e o assino que se aproxima; a cena dos cabos de uma bomba; a imagem de mafiosos italianos comendo espaguete num restaurante e ainda um policial demitido investigando por conta própria.

A curiosa origem da palavra clichê

O termo clichê provém do francês, mais especificamente do verbo clicher, que significa imprimir textos e imagens na imprensa. Trata-se de uma palavra onomatopeica por referir-se ao som de uma matriz gravada em placa metálica destinada à impressão de imagens e textos. Um sinônimo de clichê seria a palavra estereótipo, um vocábulo que apresenta dois significados diferenciados: expressão ou ideia fixa sobre algo e também placa utilizada na composição tipográfica.

Imagem: iStock. Image_Source_

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: