Classe Social - Conceito, o que é, Significado

Classe-social

Classe social significa um grupo de indivíduos com características em comum do ponto de vista econômico, comportamental e de representação ideológica do mundo que o rodeia. Ao longo da história das ciências sociais existiram diversas reflexões e definições sobre uma classe social e das implicâncias de pertencer a uma ou outra. Este tipo de definição não está isento de polêmica e em geral está dentro de um quadro teórico que pretende explicar uma leitura exegética do fenômeno social como um todo. As duas principais definições dentro da sociologia correspondem a Marx e a Weber, definições que muitas vezes se apresentaram como antagônicas.

Para Marx, uma classe social é definida por sua forma de relacionar-se com os meios de produção e pela maneira que se obtém sua renda. Assim, a partir de sua posição teórica, existem dentro do capitalismo duas classes sociais antagônicas em interesses: a burguesia, que apresenta a propriedade dos meios de produção; e o proletariado, classe oprimida que se vê obrigada a vender sua força de trabalho à burguesia para sobreviver. Do ponto de vista marxista, este antagonismo terminaria com a vitória do proletariado e daria lugar (após o período de apropriação do estado) a uma sociedade sem classes sociais.

Weber, por sua vez, afasta estas considerações, especialmente ao deixar de lado qualquer determinação necessária a uma classe social. Para este autor, uma classe social se define por uma posição objetiva de mercado e não é consciente de qualquer tipo de unidade. Assim, o importante para definir uma classe social, são suas possibilidades de acesso a bens e serviços; esta é apenas uma maneira de explicar a organização social, podendo existir outras. Weber reconhece licitações e conflitos de interesses dentro de uma base social, mas sob nenhum ponto de vista os considera como determinantes para constituir uma classe.

Estas abordagens têm sido as mais visíveis e relevantes, dando importância para uma sucessão de debates e reflexões. No entanto, é possível encontrar grandes classificações de uma classe social, como também inúmeras interpretações do que significa pertencer a uma ou outra. Isto se explica, sem dúvidas, pelas próprias conquistas da sociologia como ciência que carece de exatidão. É por isso essencial manter distância com cada abordagem teórica que se considere, de modo a evitar incorrer em simplificações e reducionismos.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: