Círculo - Conceito, o que é, Significado

Etimologicamente a palavra círculo vem do latim circus, mais especificamente da forma circulus, que significa redondo.

O círculo é uma figura geométrica plana limitada por uma circunferência, seu perímetro equivale ao comprimento da sua circunferência.

Todo círculo é composto por quatro elementos: o raio, o diâmetro, o arco e a corda

O raio é um segmento de qualquer ponto da circunferência até o centro da mesma. O diâmetro é a reta ou segmento que une dois pontos da circunferência atravessando seu centro. O arco é uma porção ou parte da circunferência. E por último, a corda é o segmento que une dois pontos da circunferência. Assim mesmo, quando dividida em duas é chamada de semicírculo.

Do ponto de vista geométrico existe também a tangente (reta que apenas toca um ponto da circunferência que rodeia o círculo) e a secante (reta que toca dois pontos da circunferência).

Na linguagem cotidiana o termo círculo equivale a redondo. Pode-se afirmar que esta figura geométrica é muito intuitiva (ao contrário de outras mais complexas), já que na natureza existem muitas formas redondas: os planetas, os troncos das árvores, a íris do olho humano, a parte central de algumas flores, certos frutos, etc. A forma circular se encontra em vários objetos cotidianos (alguns muito grandes como a roda gigante e outros bem menores como as bolinhas de gude).

A ideia de círculo vai além de uma simples figura da geometria ou do que a forma de uma série de objetos ou produtos

Há toda uma simbologia e diversas conotações relacionadas ao círculo. Quando um grupo de pessoas detém o poder de uma entidade, fala-se do círculo do poder. Num sentido mais pessoal, um grupo de indivíduos próximos forma um círculo de amigos. Quando uma ideia é expressa sem haver uma conclusão, costuma-se dizer que é um argumento circular. Em muitos anagramas, utiliza-se esta forma por ser visualmente chamativa.

Há outros sentidos e uso curiosos relacionados à forma redonda do círculo. Ao transmitir um comunicado ente um coletivo de pessoas, costuma-se dizer que foi enviado uma circular. Quando damos voltas para falar de algo empregamos um circunlóquio. O lugar para realizar provas automobilísticas é um circuito. O dinheiro que circula é chamado de circulante.

Enfim, o círculo é uma figura presente em nossa realidade, ao mesmo tempo, faz parte da linguagem porque tem uma característica peculiar: transmite movimento e mudança.

Imagem: iStock. BraunS

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: