Cinematografia - Conceito, o que é, Significado

CinematografiaA cinematografia é a técnica para projetar imagens estáticas sequenciais (fotogramas) sobre uma tela através de uma velocidade suficiente para que as mesmas entrem em movimento. Na maioria das vezes este termo faz parte apenas do mundo do cinema.

Por outro lado, a cinematografia pode ser usada de forma mais ampla, neste caso, inclui todos os passos referentes ao processo de produção de um filme como a fotografia, a montagem e a projeção.

Os primórdios da cinematografia

No dia 28 de dezembro de 1895, os irmãos Lumiere faziam a primeira projeção pública com a demonstração de imagens em movimento. Assim, Louis e Auguste Lumiere contribuíram para o novo tipo de invenção: o cinematógrafo (aparelho que servia para filmar e projetar imagens em movimento).

Mesmo assim, esta não era a primeira vez que alguém capturava imagens em movimento, já que uns anos antes o americano Thomas Edison também realizou este feito com o cinetoscópio. A diferença entre essas duas máquinas, e que terminaria por explicar o êxito dos Lumiere, baseava-se que o cinematógrafo era muito mais rápido e funcional, de maneira que podia capturar e projetar imagens, diferentemente do outro.

Os primeiros filmes baseavam-se em dois gêneros: o cinema de ficção e o documentário

De um lado projetavam cenas da vida cotidiana filmadas em exteriores, tais como transeuntes na rua, a chegada de pessoas numa igreja, o dia a dia dos comerciantes, entre outras. Por outro lado, as cenas eram produzidas em ambientes interiores. Assim vale destacar os títulos fundamentais desta primeira época: “Saída dos operários da fábrica” (1895) e “A chegada de um trem na estação” (1895).

A indústria cinematográfica

Das primeiras obras até a atualidade, a cinematografia se tornou uma indústria gigantesca que move milhões em todo o mundo.

Os grandes estudos de Hollywood são os responsáveis em grande parte pelo êxito do cinema como produto comercial, já que ao longo do século XX foram determinadas bases de distribuição global, além da criação e promoção das grandes estrelas. Em mais um século de existência, o cinema se tornou um instrumento de divulgação cultural e entretenimento de primeira ordem.

Imagem: iStock. fzant

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: