Ciências Auxiliares - Conceito, o que é, Significado

Ciencias-AuxiliaresAs disciplinas científicas necessitam de outros saberes complementares de caráter científico. Estes outros saberes são conhecidos como ciências auxiliares. Sua função é apoiar e complementar uma ciência específica, ou seja, proporcionar uma dimensão instrumental.

O papel das ciências auxiliares no conjunto do saber

Em geral, todas as ciências recorrem a outras ciências auxiliares. Isto é o que acontece com os diferentes ramos da biologia, uma ciência que se serve de disciplinas auxiliares como a estatística, informática e taxonomia.

Na área da física, algumas ciências também têm um caráter auxiliar. É o que acontece com a matemática, a biologia e a estatística.

O direito tem um caráter científico e no seu desenvolvimento é necessário recorrer às disciplinas jurídicas complementares, como a antropologia criminal e a medicina legal.

A astronomia precisa de duas ciências auxiliares: a física e a matemática. Ao mesmo tempo, a física também se serve de outros conhecimentos, como a química e a biologia.

Ao pensar no conjunto das ciências, há certas disciplinas científicas que se caracterizam por sua condição de ferramenta auxiliar como a lógica, a matemática e a computação. Estas três disciplinas são ciências auxiliares (também chamadas de ciências formais), no sentido de que seus princípios são aplicados a qualquer campo científico.

As ciências auxiliares da história

A história como ciência tem o objetivo de conhecer algum aspecto relacionado ao passado. Para conseguir este propósito, os historiadores precisam recorrer às diversas ciências auxiliares. Se um historiador quer conhecer sobre o contexto do descobrimento da América precisa se familiarizar com a cartografia, ciência que estuda os mapas e cartas de navegação.

Ao pesquisar sobre o Império Romano, o historiador deve conhecer bem o direito romano. Estes exemplos nos permitem lembrar que a história é uma ciência geral e que precisa de instrumentos científicos específicos e mais especializados.

A história tem um vasto leque de ciências auxiliares, tais como a heráldica, genealogia, numismática, arquivística e papirologia

Ciencias-Auxiliares-bDeve-se levar em conta que o conhecimento de qualquer época da história só pode ser alcançado através de uma perspectiva interdisciplinar. Em outras palavras, várias disciplinas devem oferecer suas contribuições para que seja possível dar uma explicação sobre o que ocorreu no passado.

As ciências auxiliares da história podem ser entendidas em duplo sentido: como áreas de estudo a serviço do historiador e, paralelamente, como uma ciência autônoma que pode ser estudada além da sua hipotética utilidade como ferramenta histórica.

Imagens: iStock. amandasmith / pecopeco

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: