Chefe - Conceito, o que é, Significado

ChefeDenomina-se chefe à pessoa que tem a responsabilidade sobre um grupo de pessoas e que deve orientá-las na execução dos objetivos. O termo é aplicado especialmente no ambiente de trabalho, onde existem setores dentro de uma empresa com tarefas específicas coordenadas por uma pessoa. Discutem-se muito quais devem ser as virtudes de um chefe para cumprir com suas obrigações. O ambiente corporativo costuma dar ênfase à comunicação, ao diálogo, à pró-atividade, à motivação de sua equipe, etc. O certo é que é difícil executar alguma destas sugestões se não há dentro da equipe um ambiente de confiança que permita tirar dúvidas, discutir propostas e desconfortos.

Pode-se dizer que o papel do chefe tem mudado consideravelmente com o tempo. Aquele papel de capataz, de ambiente hostil e orientação plenamente hierárquica ficaram para trás. É por isso que na atualidade se propõe uma liderança mais natural, que seja movida de novas propostas e que cada um possa expressar livremente suas ideias e habilidades. A predisposição natural do homem para resolução de problemas é de extrema importância. No passado, era prioritária a repetição de atividades mecânicas e previamente sistematizadas, dentro de um período em que a produção era organizada de maneira diferente. Hoje em dia, pelo contrário, necessita-se da contribuição criativa da equipe, o que valoriza o trabalho e o torna motivador.

A partir desta perspectiva, o papel do chefe tem variado substancialmente em relação ao passado. Sua função é integrar o grupo e formar uma equipe onde cada participante se sinta comprometido com a obrigação. Este compromisso não pode ser nunca de imposição externa, a não ser que tenha o consentimento da pessoa envolvida. Neste sentido, é importante fazer uma observação: as ideias realmente inovadoras surgem a partir do compromisso livre e da liberdade, antes de uma imposição.

Dada estas considerações, é importante que a organização em questão, seja uma empresa, uma ONG ou uma entidade pública, apresente algum tipo de capacitação à pessoa que irá desempenhar o papel de líder. No entanto, existe um componente pessoal impossível de transmitir em uma formação, por ser uma inclinação natural da pessoa e da função.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: