Cela - Conceito, o que é, Significado

Cela é um termo que vem do latim “cella” e que na sua origem significava uma casa pequena. O sentido desta palavra se mantém até hoje, porém com algumas diferenças.

Como regra geral, a cela se refere ao lugar ocupado pelos presos que se encontram privados de sua liberdade

É um lugar de tamanho reduzido e com infraestrutura básica da qual o preso compartilha esse espaço com outros presidiários. Há vários motivos que explicam esse espaço pequeno para os presos: um problema geral de espaço, como medida de segurança e como símbolo de castigo. Na terminologia carcerária existe um tipo de cela especial, as de segurança máxima, que são destinadas aos presos mais perigosos.

Também se utiliza a palavra cela para designar o quarto de um mosteiro ou de um convento, onde vivem os membros de algumas comunidades religiosas. Neste contexto, este tipo de dormitório não está associado ao castigo (como acontece com a prisão), mas está vinculado a uma vida austera, sem luxos e comodidades por parte de algumas instituições religiosas. Deve-se ressaltar que certas ordens religiosas praticam a pobreza como forma de vida e que o local onde vivem simboliza a renúncia de tudo o que é material.

O armazém das abelhas

A palavra cela é aplicada também a uma parte da estrutura fabricada pelas abelhas: a colmeia. Esta edificação natural é construída pelas abelhas operárias, que através de suas glândulas de cera formam uma colmeia com pequenos espaços (as celas) cujo principal fundamento é armazenar o mel. Outra função deste minúsculo recinto é a criação das abelhas, tanto das operárias como dos zangões.

A particularidade que mais chama atenção em relação à construção das colmeias é, precisamente, o formato de cada uma delas. Estes insetos constroem suas celas com critérios geométricos, criando um tipo de prisma, o hexagonal. Esta figura geométrica é uma das poucas que não permite nenhum espaço em relação à outra (o prisma quadrangular e o triangular têm a mesma propriedade).

Os especialistas no mundo animal se questionam porque as abelhas constroem colmeias com celas hexagonais. A resposta pode facilitar os especialistas em geometria, os geômetras. Segundo eles, as abelhas constroem as colmeias com cera formando celas hexagonais porque esta figura é a que permite uma maior capacidade de armazenamento. Em outras palavras, as abelhas fabricam colmeias seguindo o princípio da economia, ou seja, utilizar o caminho mais eficaz e rentável possível. Este fenômeno da natureza provoca uma nova pergunta enigmática: Como as abelhas têm este conhecimento?

Imagem: iStock. DavidCallan

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: