Casta - Conceito, o que é, Significado

A palavra casta tem vários significados. Em primeiro lugar, indica a raça ou a estirpe de um animal. Também expressa determinada classe social. Pode ser usada como sinônimo de grupo social num sentido depreciativo. Por último, casta é um adjetivo que corresponde ao conceito de castidade.

Em relação aos animais

Quando se pensa em um animal, deve-se levar em conta sua classificação como ser vivo. Cada animal pertence a uma espécie, subespécie e determinada raça. Para se referir à linhagem de determinado animal, utiliza-se a palavra casta. As características físicas dos antepassados de um animal influenciam as qualidades de seus descendentes.

Em relação aos cruzamentos realizados para obter raças de qualidade de alguns animais domésticos, utiliza-se o termo acasalamento, algo comum nas técnicas de reprodução da pecuária.

As castas na Índia

A organização social da Índia é baseada em um sistema de castas. Este sistema está focado na classificação de indivíduos de grupos sociais fechados. Esta forma de organização social é inspirada no hinduísmo, doutrina religiosa que considera que cada casta ou grupo tem um papel determinado no conjunto da sociedade.

As principais castas são as seguintes: os sacerdotes ou brâmanes, os guerreiros ou Kshatriyas, comerciantes ou vaishyas e, por último, as pessoas mais humildes ou Sudras. Além do sistema de castas existe outra classe social, os intocáveis ou parias, conhecidos como dalits. Na cultura tradicional da Índia as pessoas que pertencem às castas inferiores são consideradas impuras.

O adjetivo casta como termo depreciativo

Geralmente se utiliza a palavra casta num sentido depreciativo para referir-se a um grupo endogâmico e fechado que normalmente desfruta de certos privilégios. A classe política em certas ocasiões é classificada como casta.

A mulher casta

Quando se diz que uma pessoa é casta pode ser considerada como pura. Este adjetivo é empregado às mulheres, pois uma mulher casta é aquela que é virgem, ou seja, que pratica a castidade, característica que historicamente era muito valorizada, mas atualmente já não tem o mesmo significado.

Imagem: iStock. pixelfusion3d

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: