Capitalismo - Conceito, o que é, Significado

O capitalismo é um sistema de organização econômica, mas que também está relacionado a um modelo de sociedade.

O capitalismo se contrasta com o modelo feudal. No feudalismo, produzia-se apenas o necessário (autarquia) e a riqueza se baseava na propriedade e na exploração da terra, por isso, por não gerar excedentes na produção a atividade comercial era muito reduzida.

Por outro lado, o capitalismo se contrasta ao socialismo, este último que se baseia no controle estatal dos meios de produção.

O capitalismo como sistema econômico funciona através de leis, as chamadas leis de mercado, que também são conhecidas como lei da oferta e da demanda

De forma mais esquemática, esta lei afirma que quando a demanda é superior à oferta os preços dos produtos tendem a subir, assim como de maneira inversa, quando a oferta é superior à demanda os preços tendem a baixar. Além desta lei, há outros elementos que envolvem o capitalismo: as relações baseadas em juros para os indivíduos e a concorrência entre as empresas.

O capitalismo como estrutura econômica surgiu no Renascimento, quando o modelo feudal entrou em crise devido ao surgimento de uma nova classe social: a burguesia. Outra circunstância chave foi a chegada do banco como entidade que impulsionou o crédito.

O capitalismo não deixou de evoluir e introduzir variantes em suas abordagens

Há um capitalismo baseado em uma economia mista que combina a iniciativa do capital e a propriedade privada com a intervenção do estado (este modelo é aplicado na maioria dos países na atualidade). Assim como há um capitalismo em que o mercado atua de forma livre, simplesmente com a atuação das leis do mercado e com uma participação nula do estado em relação à atividade econômica.

Embora o sistema capitalista seja o mais difundido no planeta, há uma série de aspectos deste modelo que foram duramente criticados: a fomentação do individualismo, a concorrência (algo aposto à cooperação), a ideia de lucro como motor da economia e, em poucas palavras, todas as circunstâncias próprias do capitalismo em que há injustiça e desigualdade entre os indivíduos.

São vários os críticos do capitalismo: os anarquistas, comunistas, ecologistas e socialistas. Nos últimos anos surgiu um novo grupo para tratar do capitalismo: o movimento antiglobalização.

Imagem: iStock. PhotoRico

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: