Bens de Troca - Conceito, o que é, Significado

Bens-de-TrocaO termo bens de troca se refere a todos os bens tangíveis destinados direta ou indiretamente à comercialização. Assim, considera-se que os bens de troca são os bens adquiridos e desenvolvidos para posterior distribuição, são aqueles que estão em processo de produção ou que são consumidos para produzir os bens a serem vendidos. A palavra chave é “comercializar”, tanto os bens comercializados como os consumidos são considerados bens de troca. Este tipo de bem é um dos pilares que se baseia a economia de mercado, como também os serviços.

Diante de tudo isso, um bem é um elemento que serve para atender as necessidades. No entanto, é demandado e ofertado no mercado como um bem de troca e seu preço é determinado de acordo com estas duas variáveis. Sua principal característica é justamente incorporar-se ao processo de comercialização. O preço de venda final será decisivo na avaliação dos custos para sua produção ou aquisição no caso de revenda; já o outro aspecto a considerar será o custo de reposição.

Estes bens são registrados em inventários que estimam seu preço e existem diversas metodologias para atingir este objetivo. Assim, pode-se utilizar uma que considere os preços de venda e de compra segundo o critério de “primeira entrada, primeira saída” (FIFO); neste caso, o custo da mercadoria é registrado como realmente foi adquirido e as saídas seguem uma ordem cronológica. Em outros casos é utilizado um sistema de “última entrada, primeira saída”, onde os custos também são similares aos que estão distribuídos no mercado, com exceção às saídas que seguem uma ordem inversa à cronológica e que registram os últimos custos dos bens como primeiras saídas. Finalmente, existe um sistema utilizado para registrar uma média do custo de todos os produtos adquiridos, sendo este registrado para as diferentes saídas.

Os bens de troca são diferentes dos bens de uso que não estão diretamente envolvidos na comercialização. Podem ser importantes no desenvolvimento da atividade, mas não se incorporam ao bem final nem mesmo são consumidos para sua produção. Em contrapartida, os bens de troca costumam ser o núcleo do negócio e da atividade comercial da empresa em questão.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: